Poupar

Seguro da bicicleta. Deve fazer?

2 min

A utilização de bicicletas está a aumentar. Tal como os acidentes que envolvem estes veículos. Saiba se deve fazer um seguro.

Seja por uma questão ambiental, de poupança ou moda, a verdade é que as bicicletas são cada vez mais utilizadas em Portugal. Além do nosso país ser o segundo maior produtor europeu de bicicletas, também existem cada vez mais pessoas a apostar neste meio de transporte. Em 2017, foram vendidas 360 mil bicicletas em Portugal. No que diz respeito às elétricas, os portugueses compraram mais de 20 mil em 2018 - o que representa o dobro dos anos anteriores. Como é natural, o facto de existirem mais utilizadores faz também com que se registem mais acidentes. Segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, em 2018, registaram-se 2056 acidentes com bicicletas, dos quais resultaram 17 mortes e 2 mil feridos. Se é um ciclista - frequente ou ocasional - e ainda não tem seguro, informe-se sobre as melhores soluções.

O seguro é obrigatório?

Para já, não é obrigatório, por lei, mas isso pode mudar em breve, uma vez que a Comissão Europeia estará a preparar-se para legislar sobre a matéria. Seja como for, é aconselhável, tendo em conta o aumento do número de acidentes. Lembre-se que está em causa a sua segurança e a dos outros.

Se tem filhos que vão de bicicleta para a escola, desde o início deste ano lectivo que o seguro escolar passou a incluir os acidentes ocorridos no trajecto entre a casa e o estabelecimento de ensino.

Que tipos de seguros existem?

Os seguros variam de acordo com as coberturas: acidentes pessoais, responsabilidade civil e de transporte. 

O seguro de acidentes pessoais não cobre danos na bicicleta, mas protege os segurados em caso de acidente, nomeadamente no que diz respeito a cuidados médicos.  No seguro de responsabilidade civil, a cobertura abrange os danos causados a terceiros, seja a pessoas ou outros veículos. No caso do seguro de transporte, a cobertura inclui despesas que tenham origem na queda da bicicleta do automóvel em que é transportada ou o roubo durante o transporte. Mas tenha atenção que estes riscos já podem estar cobertos pelo seu seguro automóvel. Confirme antes para não correr o risco de ter despesas desnecessárias. De forma semelhante, também o seguro multirriscos da casa pode abranger o roubo ou danos causados, se a bicicleta estiver guardada onde reside. 

Outro factor a ter em atenção é que nem todos os seguros para bicicletas incluem os modelos elétricos. Confirme com a sua seguradora.

Quais os preços?

A oferta tem vindo a aumentar, nos últimos anos. Um estudo da Deco identificou 19 planos comercializados por seguradoras. Segundo a Associação da Defesa do Consumidor, por cerca de 45 euros por ano é possível contratar uma apólice com cobertura de responsabilidade civil, acidentes pessoais e serviços de assistência. Para os sócios da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta e da Federação Portuguesa de Ciclismo existem seguros de responsabilidade civil e de acidentes pessoais, por um custo de 30 euros por ano. O Automóvel Clube de Portugal também tem opções para os associados.

Damos-lhe alguns exemplos do que existe no mercado:

Caravela

Fidelidade

Liberty

Lusitania

Mapfre

OK! Teleseguros

Tranquilidade

Zurich 

Automóvel Clube de Portugal

Federação Portuguesa de Ciclismo

Federação Portuguesa de Cicloturismo

Se optar pelo sistema de bicicletas partilhadas, confirme com a empresa qual a opção incluída no aluguer. Zele pela sua segurança e boas viagens!

Recibos Verdes e Trabalhadores Independentes

Para saber como funcionam os recibos verdes, quais as suas novas regras, ou todas as características de um regime de trabalhador independente, consulte os artigos desta página.

Está a trabalhar a recibos verdes? Conheça os seus direitos

Impostos

Está a trabalhar a recibos verdes? Conheça os seus direitos

2 min
Vantagens e desvantagens do regime simplificado e contabilidade organizada

Impostos

Vantagens e desvantagens do regime simplificado e contabilidade organizada

2 min
O IVA nos recibos verdes

Impostos

O IVA nos recibos verdes

2 min
Segurança Social de Trabalhadores Independentes: contribuições e isenções

Impostos

Segurança Social de Trabalhadores Independentes: contribuições e isenções

1 min
Trabalhador a recibos verdes: como conseguir crédito?

Crédito

Trabalhador a recibos verdes: como conseguir crédito?

1 min