Direitos e Deveres

Segurança Social Direta: o fim das filas

7 min

Cansado de filas de espera? Não tem tempo ou paciência para se deslocar a um balcão? A Segurança Social Direta é a chave para lhe poupar as idas aos serviços da Segurança Social.

Data de publicação 2022 M05 6

A Segurança Social Direta é uma plataforma online que permite acesso a vários serviços por parte dos beneficiários, de forma cómoda, rápida e segura. Num mundo cada vez mais digital, a Segurança Social quis aproximar-se ainda mais dos cidadãos e tornar mais eficaz a sua experiência, enquanto pessoas singulares e empresas. Através da internet, podemos tratar de uma série de assuntos e evitar deslocações aos serviços presenciais da Segurança Social.  e ver respondidas todas as questões colocadas neste serviço ou no Centro de Contacto telefónico da Segurança Social.

O objetivo principal passa por facilitar e promover o relacionamento e a interação do cidadão e das empresas de acordo com as necessidades de cada beneficiário, traduzindo-se num serviço mais funcional, prático e com maior proximidade. Foi concebido não só para aliviar os balcões de atendimento presencial, mas também para reduzir o tempo de espera dos usuários que necessitam de resolver assuntos presencialmente.

Esta plataforma permite, por um lado, consultar todas as informações registadas no sistema de informação da Segurança Social (SISS) e, por outro, alterar informações ou solicitar à Segurança Social que as mesmas sejam alteradas.

Se ainda não utiliza a Segurança Social Direta, acreditamos que comece a fazê-lo depois de ler este artigo e descobrir as vantagens deste serviço online.

Ainda não tem registo na plataforma? Veja como proceder.

Para efetuar o seu registo no site da Segurança Social Direta tem de ter acesso à internet. Aceda ao portal, clique em “Efetuar Registo”. Deverá inserir os dados de informação de acordo com o que lhe é solicitado.

Se for cidadão:

  • Número de identificação da Segurança Social (NISS);
  • Data de nascimento.

Se for empresa:

  • Número de identificação da Segurança Social (NISS) da empresa/Instituição;
  • Nome do responsável.

Logo de seguida, deverá clicar em “Seguinte: Canal de Verificação”, para que lhe seja enviado um código de verificação, que irá receber por email ou sms, dependendo da opção que selecionar. Caso não tenha contactos registados na Segurança Social, o código ser-lhe-á enviado por carta para a morada que consta na Segurança Social no prazo de 8 dias úteis. Neste caso, deve garantir que a morada que consta em sistema se encontra correta. Após receber o código, deve clicar em “Ativar a minha conta”, inserir o seu Número de Identificação da Segurança Social, inserir o código de verificação recebido e confirmar. Por último, defina uma palavra-chave à sua escolha, de acordo com as regras de construção disponíveis na página. Confirme e terá a sua palavra-chave efetuada com sucesso.

Após o registo, poderá autenticar-se na plataforma das seguintes formas:

  • Através do seu Cartão de Cidadão:

Para esta opção deverá ter consigo um leitor de cartões e instalar o software do Cartão de Cidadão.

  • Através da Chave Móvel Digital:

Veja aqui como ativar a Chave Móvel Digital. Só após proceder à ativação da Chave Móvel Digital poderá aceder à Segurança Social Direta, através do PIN da Chave Móvel Digital que escolheu no processo de ativação e o código de segurança que recebeu na opção escolhida por si (sms ou email).

  • Através de palavra-chave:

Escolha uma palavra-chave ao seu critério, de acordo com as regras de construção disponíveis na página.

Já criou o seu registo? Saiba quais os serviços a que pode aceder.

Após criar o seu registo e aceder à sua área de utilizador, terá à disposição várias opções, que lhe darão acesso aos diversos serviços da Segurança Social, como se de um balcão físico se tratasse.

Acesso à conta corrente:

Ao aceder à sua conta corrente, encontrará todas as informações referentes a pagamentos e recebimentos da entidade, que constam nos registos da Segurança Social. Permite-lhe ainda consultar e obter declarações acerca da sua situação contributiva, tomar conhecimento de dívidas e processos em execução fiscal, consultar processos de contraordenações e consultar e alterar autorizações de débito direto.

Caso pretenda saber os valores recebidos da Segurança Social, para efeitos de IRS, pode também aqui obter a chamada declaração anual de rendimentos para IRS.

Família:

Neste menu encontra tudo o que está associado ao seu agregado familiar, nomeadamente: abonos de família e pré-natal, provas de situação escolar dos dependentes declarados, solicitar o estatuto de cuidador informal, requerer e consultar subsídios de parentalidade e outras prestações sociais de que seja beneficiário. Pode ainda consultar e registar os rendimentos de todos os elementos do agregado familiar e aceder ao processo de reembolso de despesas de funeral.

Emprego:

Aqui encontra toda a informação sobre a sua situação profissional, aos olhos da Segurança Social. Pode consultar o histórico da sua carreira contributiva, obter declarações de situação de desemprego, consultar contribuições e consultar o estado da sua atividade, no caso de ser trabalhador independente. Caso se trate de uma entidade patronal, poderá solicitar medidas de apoio para o combate às dificuldades sentidas devido à COVID-19. Tenha especial atenção a este separador, uma vez que aqui pode confirmar que a sua entidade empregadora está a cumprir com os descontos que deve fazer.

Doença:

Neste separador, encontrará informações sobre o benefício de subsídios de doença, poderá obter uma declaração caso tenha de solicitar baixa médica e solicitar a emissão ou a renovação do Cartão Europeu de Seguro de Doença. Caso pretenda consultar o número de dias de subsídio aos quais tem direito, está no sítio certo.

Ação Social:

Aqui poderá solicitar o acesso a programas de apoio social, comunicar frequências mensais e consultar as prestações familiares de crianças e/ou jovens que estejam a cargo de instituições.

Pensões:

O portal da Segurança Social Direta dá-lhe, de igual forma, a possibilidade de aceder a um simulador de pensões bastante útil, de forma a ajudá-lo a entender o regime público de capitalização, para que tenha uma ideia do valor que irá receber de reforma, quando se aposentar. Pode ainda efetuar o pedido de pensão de invalidez, obter a declaração anual de rendimentos de pensões para efeitos de IRS e outras questões relacionadas com certificados de reforma.

Encontre estas e outras informações de forma detalhada, no guia prático disponibilizado pela Segurança Social.

É uma Entidade Empregadora? A Segurança Social Direta tem um novo serviço que lhe traz vantagens.

A Segurança Social Direta ganhou uma nova funcionalidade. Já é possível fazer a comunicação de vínculos de trabalhadores por parte das entidades empregadoras e dos seus representantes legais. Deverá fazê-lo através do menu “Emprego” da Segurança Social Direta. Ao contrário do que acontecia anteriormente, a comunicação de vínculos de trabalhadores, deixa de ser submetida em “Admissão e cessação de trabalhadores” e passa a ser em “Vínculos de Trabalhadores”. A partir de agora, também será possível realizar na plataforma a gestão de contratos ativos, em “Consultar trabalhadores”. Aqui pode atualizar a informação dos contratos. Se ainda não o fez, deverá atualizar e registar os dados de contratos para vínculos ativos já comunicados à Segurança Social, de modo a garantir a atualização de todos os contratos em vigor até ao final do ano de 2022.

E ainda...

App Segurança Social + Próxima

Esta aplicação está disponível para os seus dispositivos móveis e permite que Cidadãos e Empresas acedam aos serviços da Segurança Social, de forma simples, onde e quando quiserem. Para além de promover uma comunicação mais fácil com os Serviços de Segurança Social, terá disponíveis serviços como:

  • aceder à caixa de mensagens da Segurança Social Direta;
  • pedir ou renovar o Cartão Europeu de Seguro de Doença;
  • consultar os valores a receber e o dia previsto de pagamento das prestações sociais;
  • consultar os valores a pagamento, como contribuições correntes, coimas, acordos e planos prestacionais, entre outros;
  • consultar documentos de pagamento emitidos automaticamente e referências para pagamento;
  • sincronizar o calendário de eventos da Segurança Social com a Agenda do seu dispositivo móvel.

Tire partido da digitalização dos serviços públicos. Seja através do portal ou da app, agora é mais simples resolver aquela questão que anda pendente há tempos e não deixar arrastar assuntos que devem estar em dia.

 

IRS

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