Direitos e Deveres

Se cancelar um voo, será reembolsado?

2 min

Cada companhia aérea tem regras próprias no que respeita ao reembolso por cancelamento de um voo. Antes de fazer uma reserva, informe-se e saiba quais são as condições da companhia e do tipo de voo selecionado.

Data de publicação 2017 M07 12

Os imprevistos acontecem. No entanto, quando reservamos um voo, raramente pensamos na possibilidade de ter de vir a cancelar ou alterar a viagem. Na dúvida, entre dois voos, escolhemos o mais barato, mesmo que os 10 euros da diferença não compensem o facto da passagem mais cara contemplar o direito a reembolso em caso de cancelamento.

A melhor forma de lidar com os imprevistos é antecipar-se e informar-se sobre as condições do voo na altura da compra. As regras variam de companhia para companhia.

Conheça exemplos de companhias aéreas que permitem e que não permitem cancelamentos de reservas de forma gratuita.

Ryanair

Todos os voos da Ryanair podem ser alterados, mas não podem ser cancelados. Isto significa que, se não utilizar a reserva de voo, não terá direito a qualquer reembolso da tarifa aérea, taxas e encargos.

EasyJet

A EasyJet tem a mesma política do que a Ryanair, mas com mais alguma flexibilidade. À partida, depois de uma reserva, os bilhetes não são reembolsáveis. No entanto, a companhia low cost entende que, por vezes, os planos mudam. Assim, a companhia permite o cancelamento do voo até 24 horas depois da reserva, e reembolsa o valor total da viagem, menos a taxa de serviço de cerca de 28 euros.

TAP

É possível fazer um cancelamento sem penalização, desde que o faça nas 24 horas seguintes à reserva e caso esta tenha sido efetuada pelo menos 7 dias antes da partida do voo.

Iberia

Depende da tarifa comprada, mas a maior parte das vezes não permite reembolsos, devoluções ou alterações. E, quando o permite, estão associadas penalizações.

British Airways

Só permite o reembolso do voo nas 24 horas seguintes à compra do bilhete. Se assim for, consegue reaver o valor total da viagem, mas tem de pagar uma taxa de serviço de 15 libras por bilhete, o que equivale a cerca de 17 euros.

 

Partindo destes exemplos, fique com estas três dicas essenciais para garantir um cancelamento gratuito:

1 – Opte pelos planos mais flexíveis que as companhias oferecem. São mais caros, mas dão-lhe maior maleabilidade no cancelamento e nas alterações de horas e datas da viagem.

2 – Verifique sempre as condições da companhia aérea para perceber os seus direitos. E mesmo que a companhia permita cancelamentos gratuitos, informe-se sobre as condições específicas da sua viagem, tarifa e percurso. Há sempre muitas exceções.

3 – Tenha um seguro de viagem. No caso de tudo falhar, o seguro existe para garantir que tudo corre bem nos momentos em que os clientes mais precisam.

Boa viagem. E, se possível, sem imprevistos.

 

Compras Online

Cada vez mais portugueses optam por comprar online. Mas será que está a par de como fazer? Ou que risco pode evitar? Mostramos como fazer compras em segurança e ainda como pode poupar nas compras online.

Saiba como se proteger de uma fraude com cartões bancários

Investimentos

Saiba como se proteger de uma fraude com cartões bancários

4 min
Utilize cartões pré-pagos para gerir o orçamento

Poupar

Utilize cartões pré-pagos para gerir o orçamento

2 min
Dicas para fazer compras online

Poupar

Dicas para fazer compras online

3 min
Compras pela Internet: tem 14 dias para mudar de ideias

Direitos e Deveres

Compras pela Internet: tem 14 dias para mudar de ideias

1 min
Fazer compras online mais seguras

Poupar

Fazer compras online mais seguras

2 min
Aproveite os saldos e compre "online"

Poupar

Aproveite os saldos e compre "online"

2 min