Poupar

Santos Populares. Como organizar um arraial caseiro

1 min

Gosta de aproveitar o período das festas dos santos populares para celebrar com a família e os amigos? Fazer um arraial caseiro pode ser uma opção barata e divertida.

As celebrações dos santos populares são tradicionais um pouco por todo o país. Para além dos motivos religiosos, são também mais um momento para juntar família e amigos. O calor começa a espreitar e pode aproveitar a oportunidade para organizar um arraial caseiro. Mais barato, mas igualmente divertido.

Comece por definir um dia para o arraial e faça os convites, explicando que o objetivo é o de dividir os custos. Decida quem leva o quê em relação à comida, bebida e uma ou outra sobremesa.

Outro aspeto no qual deve pensar é na decoração. Os enfeites em papel colorido são rápidos e fáceis de fazer e não precisa de comprar material especial. Reutilize revistas e/ou jornais antigos para cortar triângulos que, depois, pode colar num fio para pendurar. Pode, também, inspirar-se em vários tutoriais que estão disponíveis na internet e que explicam como fazer figuras de papel recortado, como sucede com o Tempo Junto. Outro clássico em termos de decoração é o recurso a balões.

Uma ideia para juntar muitas pessoas em pouco espaço é a de arranjar em mesas corridas. Não se esqueça das tradicionais toalhas de quadrados, que podem ser feitas recorrendo a restos de tecido cortados em quadrados e cosidos uns aos outros.

Em relação à ementa, uma receita de sucesso está em não se afastar muito dos típicos grelhados de carne ou peixe. Se quiser inovar, pode também apostar em colocar legumes na grelha. Aposte em beringelas e courgetes às rodelas finas e não esqueça os tradicionais pimentos. Com o tempo fresco, uma salada também é uma boa aposta.

Em termos de bebibas, uma forma mais económica de a assegurar para todos é a de pensar em fazer uma sangria caseira. Pode inspirar-se em várias receitas disponíveis gratuitamente na internet, como esta receita que utiliza vinho do Porto ou esta, mais festiva, de sangria de espumante.