Direitos e Deveres

Saiba se ganhou 3 pontos na carta de condução

1 min

Esta semana alguns condutores foram premiados por bom comportamento.

Para condutores com mau comportamento, menos pontos na carta, para condutores com comportamento exemplar, mais pontos na carta.

Foi exatamente o que aconteceu no início desta semana. Os condutores que nos últimos três anos não tiveram nenhuma contraordenação grave, receberam três pontos extra na carta de condução. Ou seja, quem tinha ainda os 12 pontos iniciais - que é o número de pontos com que todos os condutores começam –tem agora 15 pontos.

Para verificar se é um dos felizes contemplados, deve entrar no Portal de Contraordenações da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

Este aumento de pontos acontece depois da carta por pontos ter entrado em vigor a 1 de junho de 2016. As revisões de pontos em alta acontecem de três em três anos e existem para premiar os melhores condutores e incentivar bons comportamentos ao volante, como pode ler-se no número 5 do artigo 148: “no final de cada período de três anos, sem que exista registo de contraordenações graves ou muito graves ou crimes de natureza rodoviária no registo de infrações, são atribuídos três pontos ao condutor, não podendo ser ultrapassado o limite máximo de quinze pontos, nos termos do n.º2 do artigo 121.º-A”.

Ser um condutor exemplar, compensa.