Trabalho e carreira

Entrou na Universidade? Saiba onde procurar quartos para alugar

4 min

Em breve, milhares de universitários vão ter de mudar de cidade e terão pela frente a missão de encontrar uma casa. Deixamos algumas dicas sobre como e onde fazê-lo.

Já não falta muito para os alunos candidatos ao ensino superior ficarem a saber os resultados das colocações. Muitos daqueles que começarão a frequentar uma universidade vão ter de mudar de domicílio para poderem prosseguir os estudos.

É nesta altura que se coloca a necessidade de encontrar um novo local para viver na cidade de destino. Há que fazer contas e ponderar as questões relacionadas com a mudança de vida.

Para quem dispõe de um orçamento menos folgado, a solução óbvia é tentar arrendar um quarto. Nas residências universitárias, os preços podem rondar 150 euros, mas num alojamento particular, os preços podem começar em 200 euros. Tudo depende da cidade em que o estudante se vai fixar. No Porto, o preço médio de um quarto é 250 euros, enquanto em Lisboa, a média é de 270-350 euros. Já em Coimbra, o preço médio dos quartos desce para 200 euros.

Na contratação do arrendamento de um quarto, é necessário averiguar se há despesas com serviços que não estão incluídas na renda. São os casos dos custos com água e eletricidade, por exemplo, que vão aumentar as despesas fixas mensais e para as quais é necessário fazer uma previsão.

Há outros serviços e equipamentos que merecem o seu cuidado, como o acesso à internet. Sendo algo essencial para um estudante, deve indagar se existe e quanto custa, no caso de não fazer parte da renda cobrada. Quanto a equipamentos, informe-se sobre a existência de cozinha ou, pelo menos, de um micro-ondas que permita fazer refeições em casa e evitar os custos de comer sempre fora. Também é importante saber se está a arrendar um quarto mobilado.

Dentro de uma cidade, a localização do imóvel em que se vai morar terá influência no preço cobrado. Um quarto situado mais próximo da universidade terá, tendencialmente, um  preço mais elevado. Se for mais afastado, poderá ser mais barato, mas, neste caso, há que incluir nas contas as despesas com transportes, para que a comparação seja correta e a decisão final seja a mais racional. E, já agora, convém verificar se o acesso aos transportes públicos está próximo da nova residência.

Um pequeno apartamento pode ser uma solução. Sairá sempre mais caro do que um quarto, mas pode sempre descobrir alguém que esteja na mesma situação e que queira dividir uma casa, de forma a repartir a renda e as restantes despesas da casa. De qualquer maneira, espere rendas de 500 a 600 euros por mês, embora, uma vez mais, dependentes da respetiva localização. Se o destino é Lisboa, este valor será bastante inflacionado.

Onde procurar alojamento?

Esta é a questão. Atualmente, no arrendamento dirigido a estudantes universitários, é maior a procura do que a oferta. Como cidades mais procuradas pelos estudantes, além das tradicionais Lisboa e Porto, surgem Aveiro, Vila Real, Coimbra, Almada, Setúbal, Braga, Faro, Covilhã e Évora. Além das tradicionais ofertas, como é o caso das mediadoras, os estudantes têm agora a vida mais facilitada. Basta um smartphone ou um computador para uma intensa pesquisa pelas ofertas publicitadas na internet.

  • A Uniplaces é um serviço inovador para estudantes que oferece uma nova abordagem no arrendamento online de casas para estudantes. Encontrará cerca de seis mil imóveis disponíveis. É rápido, seguro e dá acesso em cidades universitárias por toda a Europa. Basta escolher o alojamento, selecioná-lo e em menos de 48 horas chegará a confirmação do senhorio. 
  • O Olx é outra alternativa. Tem anúncios de quartos de norte a sul do país.
  • Alojamento Universitário é o nome de outra plataforma onde vale a pena procurar.
  • Sob o slogan “Aluga um quarto que podes chamar lar”, a Easyquarto divulga centenas de quartos para arrendar. O serviço está pensado também para inquilinos e estudantes que procurem colegas de quarto.
  • A BQuarto é, nesta matéria, uma das maiores bases de dados nacionais. Promete anúncios sempre atuais e resultados imediatos.
  • O mesmo se aplica ao Facebook, onde vale a pena investir umas horas à procura das melhores opções. Aqui, por exemplo, encontrará alojamentos em Coimbra, colocados online através de uma equipa composta por estudantes universitários, que verifica e publicita os quartos disponíveis para arrendamento na cidade, de modo a facilitar a vida dos estudantes universitários.

Não é de descartar a procura nas Universidades, onde muito estudantes afixam anúncios de quartos para alugar e junto dos próprios serviços das Universidades. Aqui ficam algumas ligações diretas que podem ser úteis.

Especial Animais

Dizem que os animais são os nossos melhores amigos, por isso criámos um especial para eles!

Cão à janela do carro vale multa pesada

Poupar

Cão à janela do carro vale multa pesada

1 min
10 receitas de comida para o seu cão feitas em casa

Poupar

10 receitas de comida para o seu cão feitas em casa

2 min
Tem um gato? Prepare-lhe refeições caseiras

Poupar

Tem um gato? Prepare-lhe refeições caseiras

2 min
Pode invadir uma casa para salvar um animal maltratado?

Direitos e Deveres

Pode invadir uma casa para salvar um animal maltratado?

3 min
Cão na creche, cão feliz.

Direitos e Deveres

Cão na creche, cão feliz.

5 min
5 despesas que pode evitar com animais

Poupar

5 despesas que pode evitar com animais

1 min
Como poupar nas despesas de veterinário

Poupar

Como poupar nas despesas de veterinário

4 min