Investir

Saiba o que pode fazer aos 30 anos para se tornar milionário aos 40

2 min

Traçar objetivos e tentar atingi-los, com disciplina, é um dos segredos para ter uma vida financeira confortável. Conheça sete dicas que podem dar uma ajuda.

Todos ambicionamos ter dinheiro e uma vida folgada. Quem não gosta de sentir que pode realizar todos os seus sonhos porque dinheiro não é um problema? Se ainda não chegou a essa fase e já tem 30 anos, fique a saber que nada está perdido. Conheça sete passos que deve dar aos 30 para se tornar milionário aos 40.  

1. Reavalie a sua vida e defina objetivos

Se calhar, a atitude que tem tido até agora perante a vida, os seus sonhos e objetivos não está a ser a melhor. Reflita sobre si, como olha e luta para conseguir o que quer. Se até agora não conseguiu, está na hora de mudar de mentalidade e de rumo. Saiba que é mais fácil conseguir o que queremos se fixarmos objetivos com regularidade.

2. Concentre-se mais e si e menos nos outros

Tem vivido para o trabalho? Tem feito horas extraordinárias e não está a ser recompensado por isso? Está sempre pronto para fazer mais pelos outros e acaba por não ter tempo para si? O melhor caminho será o de investir mais em si. Tente ganhar um rendimento extra.

3. Pergunte a si mesmo, porque quer ser rico e concentre-se nisso

Uma das primeiras coisas a fazer para tentar acumular dinheiro e ser rico, é pensar sobre isto. Questione-se porque quer ser milionário. Não pense em sê-lo com a ideia de que dinheiro traz felicidade. Pode ajudar, mas isso não é necessariamente verdade. Pode ser uma necessidade, porque quer sentir-se mais confortável, porque quer viajar ou não quer depender dos outros. Faça esta reflexão. Vai ajudá-lo a delinear o plano de ação.

4. Corte nos gastos e faça uma poupança

Não viva acima das suas possibilidades. Evite ter créditos excessivos. Reduza os seus gastos e constitua uma poupança. Se tiver dúvidas sobre quanto poupar, faça as contas e verifique qual o rendimento de que precisa, mesmo, para viver de forma confortável. Se conseguir poupar entre 10% a 20% todos os meses, atingirá rapidamente a sua meta.

5. Invista o dinheiro que consegue poupar

Coloque o dinheiro que conseguir poupar a render. O ideal é investir 10% daquilo que ganha por mês. Se puder, seja mais arrojado. Um pouco mais de risco pode significar mais rendimento. Fale com um consultor financeiro sobre qual o melhor produto para o seu perfil e para os seus objetivos. 

6. Seja empreendedor. Crie o seu negócio

São poucas as pessoas que ficam ricas enquanto trabalham para outros. A esmagadora maioria dos milionários tornaram-se empresários. Tiveram visão e ambição. Se tem uma ideia de negócio, tente concretizá-la, mas não se esqueça de não vai ficar rico de um dia para o seguinte. Acredite no seu projeto e nas suas capacidades. 

7. Partilhe os seus objetivos

Se for casado, não se esqueça que o diálogo entre o casal sobre as finanças é essencial. Devem estar alinhados nos objetivos para o futuro e construir juntos o caminho para os conseguir.