Investir

Saiba como proteger a sua casa durante as férias

2 min

Todo o cuidado é pouco antes de trancar a porta e seguir viagem. Saiba o que pode (e deve) fazer para evitar imprevistos e manter a sua casa segura.

O verão é tipicamente a altura em que os assaltos aumentam. Não é difícil perceber porquê. Casas sem dono durante dias a fio são alvos mais fáceis para os assaltantes, que assim podem agir com mais à vontade. Não há fórmulas 100% eficazes para evitar um assalto, mas há truques e conselhos que podem ajudar a evitar dissabores.

1. Vá de férias sem parecer que vai de férias

Deixe a porta e as janelas bem trancadas, mas não as deixe completamente fechadas. Evite deixar tudo encerrado durante todo o tempo de férias. Idealmente, deixe a chave de casa com alguém de confiança que possa ir abrir as janelas, recolher o correio, ligar as luzes à noite e mostrar que há movimento e atividade normal.

2. Instale um alarme

Para reforçar a segurança no dia a dia ou nas férias, existem os chamados alarmes de intrusão. O que fazem é precisamente detetar eventuais tentativas de entrada de intrusos em casa avisando o proprietário enquanto o intruso ainda está fora da habitação e não apenas quando já está lá dentro.

3. Compre um cofre

Um cofre servirá para guardar os objetos de maior valor (seja monetário ou emocional). Adicionalmente, deve fazer um registo fotográfico de cada um dos objetos aí guardados, porque em caso de furto será mais fácil ter já identificado o que está em causa.

4. Não anuncie as férias nas redes sociais

Basta pensar que, ao publicar o bilhete de avião, ao postar a fotografia do destino ou a marcar o local exato onde está, estará a dizer aos seus amigos e a todos os outros que está ausente, está fora de casa.

5. Faça um seguro

Um seguro não vai demover ninguém de assaltar uma casa, mas se acontecer é provavelmente a melhor forma de o compensar pelo prejuízo causado.E não se fie nos seguros multirriscos habitação, porque nem todos têm cobertura contra furto ou roubo.

Para evitar cair no ditado popular que diz “casa roubada, trancas à porta”, tome as medidas necessárias para proteger a sua casa e ir de férias descansado, pois lembre-se que a ocasião faz o ladrão.

Artigos relacionados: