Poupar

Saiba como poupar nas bombas de combustível low cost

2 min

Optar por uma bomba de combustível de baixo custo pode representar uma diferença considerável ao fim de um ano. Saiba como encontrar o combustível mais barato.

Mais de 350 euros. Este é o valor que poderá conseguir poupar ao final de um ano se optar pela escolha acertada na altura de abastecer o seu automóvel.

De acordo com os dados do site Preço dos Combustíveis Online, da Direção Geral de Energia e Geologia (http://www.precoscombustiveis.dgeg.pt/), as diferenças de preços nos combustíveis são acentuadas. No caso da gasolina, a diferença pode atingir os 0,30 por litro e no gasóleo 0,15 euros.

As bombas low cost, na sua maioria pertencentes a cadeiras de super e hipermercados, surgem como as mais baratas.

Se até há pouco tempo alguns consumidores não tinham estas bombas low cost em consideração por acharem que o combustível era de qualidade inferior, um estudo da DECO – Associação de Defesa dos Consumidores, veio deitar por terra este mito.

A análise feita pelos técnicos da DECO concluiu que, para os automóveis, optar pelo premium, regular ou low cost não faz diferença. Talvez por isso, as bombas low cost estejam a ganhar cada vez mais adeptos.

Para perceber a diferença de quanto pode poupar tomámos como exemplo atestar um depósito de 50 litros duas vezes por mês. No caso de o combustível ser gasolina sem chumbo 95, a diferença de preço entre um combustível de uma marca conhecida e uma low cost pode atingir os 15 euros por depósito, ou seja, 30 euros por mês se atestar o carro duas vezes num mês.

Contas feitas, ao final de um ano consegue poupar 360 euros se optar pela escolha mais barata. No caso do gasóleo a diferença de preço não é tão acentuada, ainda assim, por cada depósito de 50 litros a diferença ascende a 7,5 euros. Ou seja, considerando a mesma quantidade de vezes que atesta o depósito mensalmente significa uma poupança anual de 180 euros.

Para saber qual a bomba de combustível mais barata na sua zona poderá consultar o site Preço dos Combustíveis Online, da Direção Geral de Energia e Geologia (http://www.precoscombustiveis.dgeg.pt/). Basta escolher a localidade e o tipo de combustível e saberá quais as bombas mais baratas. O próprio site dá indicação de quando os preços foram atualizados. Esta é uma boa forma de, antes de sair de casa, saber qual o melhor posto para abastecer o seu carro.

Para que não seja apanhado desprevenido, no meio da estrada, pode também utilizar algumas aplicações disponíveis para telemóvel que são gratuitas. Aqui ficam quatro exemplos:

  • Gasol by Optimus – Indica-lhe a bomba de combustível mais barata e tem como particularidade calcular-lhe se compensa percorrer a distância. (Disponível para IOS e Android)
  • GASonline – Dá-lhe o percurso para a estação de serviço selecionada através de GPS. (Disponível para IOS)
  • Mais Gasolina Mobile – A aplicação acaba por ser um prolongamento do site maisgasolina.com, com informação atualizada por vários utilizadores. (Disponível para Android)
  • Viva Gas – A aplicação dá a possibilidade de encontrar os postos de combustível abertos 24 horas por dia e que incluam lojas de conveniência e ATM. (Disponível para IOS e Android)

 

Artigos relacionados: