Crédito

Saiba como consultar o seu “cadastro” de crédito

2 min

Para consultar a sua lista de empréstimos basta aceder ao site do Banco de Portugal. Veja como pode fazê-lo sem ter de sair de casa.

Já não precisa de sair de casa para consultar o seu “cadastro” de crédito. O Banco de Portugal permite a consulta do mapa individual de responsabilidades de crédito através da internet e de forma gratuita.

Apesar de ser conhecida por muitas pessoas como a “lista negra” do Banco de Portugal, na realidade trata-se de uma base de dados na qual constam todos os particulares e empresas que tenham créditos, estejam esses em dia ou em incumprimento. Ou seja, não se trata de uma lista negra. Basta ter, por exemplo, um empréstimo ou um cartão de crédito com um valor superior a 50 euros e já fará parte desta base de dados.

É na Central de Responsabilidade de Crédito que as instituições financeiras pesquisam esta informação quando um cliente solicita um crédito. Através da informação financeira que consta nesta base de dados, as instituições avaliam a taxa de esforço e verificam também se o cliente tem os seus compromissos financeiros com a banca em dia.

Para consultar o seu Mapa de Responsabilidades de Crédito - que no fundo é uma fotografia de todos os empréstimos que tem no momento da consulta - basta aceder ao site do Banco de Portugal.

Depois de aceitar as condições e de carregar para obter o mapa será pedida uma autenticação. Esta poderá ser feita de duas formas: através do Cartão do Cidadão e respetivo código de segurança ou através das credenciais de acesso ao Portal das Finanças.

Após a validação e a autenticação é gerado o Mapa de Responsabilidades com toda a sua informação de crédito. Esta está dividida por instituição financeira e tipo de crédito. Ou seja, mesmo que tenha um cartão de crédito que não utiliza, este aparece no mapa de responsabilidades. E mesmo que nunca o tenha utilizado, deve aparecer como crédito potencial. Caso verifique que há alguma irregularidade deve entrar em contacto ou com a instituição ou com o Banco de Portugal para atualização do seu mapa.

Mesmo que não tenha créditos próprios mas se é fiador, irá ter a indicação do crédito correspondente. Se o empréstimo no qual é fiador ou avalista estiver em dia, este deverá aparecer no seu mapa de responsabilidades como crédito potencial. Caso o empréstimo esteja em dívida (e tenha já passado o prazo dado ao devedor para regularizar a mesma) este irá surgir no Mapa de Responsabilidades do fiador como crédito vencido. Ou seja, para todos os efeitos está em incumprimento, o que poderá vir a condicionar os seus pedidos de empréstimos no futuro.