Trabalho e carreira

Saiba agora qual será (no futuro) a sua reforma

3 min

Quer esteja mais perto ou mais longe de se reformar, não deixe o valor da sua pensão apenas nas mãos da Segurança Social. Tome uma atitude e saiba como ter mais uns milhares de euros à sua espera.

Data de publicação 2020 M11 11

Planear a reforma é uma preocupação que começa cada vez mais cedo e abrange mais famílias. Para não perder qualidade de vida quando lá chegar, é fundamental que consiga garantir a sua independência financeira que passa, em primeiro lugar, por não perder poder de compra, nem rendimentos. Hoje queremos que fique com a perfeita noção de qual pode vir a ser a sua pensão de reforma e quanto tempo tem para conseguir o valor de que precisa. Começamos?

Facto 1: A reforma aumenta, mas pouco

Em 2002, o valor da pensão da reforma correspondia a 74% do último salário, ao passo que em 2019, 17 anos e muitas regras novas depois, esse valor caiu para cerca de 68%. Nesse mesmo ano, a idade da reforma subiu para os 66 anos e cinco meses e, ao que parece, vai ser cada vez mais tardia, devido ao aumento da esperança média de vida dos portugueses. Por essa razão, o número de pensões também aumentou, mas quase 55% dos pensionistas do setor privado tiveram uma reforma abaixo dos 600 euros. Para estar em linha com os aumentos dos anos anteriores, o Governo já veio assegurar um aumento extraordinário em 2021, mas pouco significativo. Isto quer dizer que, para ter uma reforma maior, cada vez vai ser preciso ter mais anos de descontos e trabalhar até mais tarde. Mas existem outras soluções!

Facto 2: Simule a sua pensão 

Não é possível saber com grau de certeza qual vai ser o valor de pensão de reforma que o espera, no futuro, mas já é possível fazer uma simulação. Chama-se simulador de pensões e é uma ferramenta da Segurança Social, que permite saber qual o valor estimado da pensão a receber no futuro. Pode inclusivamente ajudá-lo a decidir a idade a que quer reformar-se, tendo em conta as bonificações e penalizações aplicáveis. É preciso lembrar que os valores apresentados são brutos e aproximados, e não vinculativos, mas já servem para perceber se a sua pensão chegará, ou não, para viver os anos dourados com dignidade e de acordo com as suas expectativas.

Facto 3: Que idade tem e quanto pode poupar?

Só há uma forma de se proteger de toda a incerteza relativa ao valor que efetivamente a Segurança Social terá reservado para si: tomar uma atitude já. Seja uma poupança simples, um complemento de reforma, um produto com rentabilidade, os especialistas acreditam que ter um plano complementar à reforma da Segurança Social não é uma necessidade, é uma obrigação. 

A consultora Mercer fez umas contas simples, que mostram bem que a idade para começar a poupar ou a planear a reforma é importante.

Poupança para chegar à reforma com uns milhares de euros extra:

  • Tem 30 anos: se poupar 50 euros mensalmente, chega aos 66 anos com 36 mil euros.
  • Tem 50 anos: se poupar 50 euros mensalmente chega aos 66 anos com 13 mil euros.

Poupança para chegar à reforma com 100 mil euros:

  • Tem 30 anos: deve poupar 100 euros por mês e aplicar o valor a uma rentabilidade média de 4% ao ano.
  • Tem 50 anos: deve poupar 350 euros por mês e aplicar o valor a uma rentabilidade média de 4% ao ano.

Facto 4: Tome uma atitude já

Agora que tem o valor estimado para a sua reforma e sabe onde quer chegar, tome uma atitude. Fale com um especialista de confiança e decida como investir - depósitos, ações e obrigações, fundos de investimentos, imobiliário – de acordo com a sua idade, o seu perfil de investidor, o valor que pode pôr de parte mensalmente e o mealheiro que quer ter mais lá à frente.

Arrendamento

Habitualmente encarado como uma forma inicial, menos dispendiosa e mais despreocupada de ter uma habitação, o arrendamento tem-se tornado complicado e inatingível para a maioria dos orçamentos familiares. Esclarecemos todas as dúvidas que possam surgir.

Já conhece o Programa de Arrendamento Acessível?

Poupar

Já conhece o Programa de Arrendamento Acessível?

5 min
Rendimentos prediais: como escolher a tributação das rendas no IRS?

Impostos

Rendimentos prediais: como escolher a tributação das rendas no IRS?

1 min
Rescindir um contrato de arrendamento

Direitos e Deveres

Rescindir um contrato de arrendamento

1 min
É senhorio? Conheça as suas obrigações fiscais.

Direitos e Deveres

É senhorio? Conheça as suas obrigações fiscais.

1 min
Senhorios não vão poder proibir animais de estimação

Direitos e Deveres

Senhorios não vão poder proibir animais de estimação

3 min
Sete direitos e deveres dos senhorios

Direitos e Deveres

Sete direitos e deveres dos senhorios

2 min
Sabe como negociar rendas antigas?

Direitos e Deveres

Sabe como negociar rendas antigas?

3 min