Direitos e Deveres

Sabe que o telemóvel grava os locais por onde anda?

1 min

A boa notícia é que há forma de apagar o seu histórico de localizações ou de desligar esta funcionalidade, que em alguns aparelhos se encontra ativa desde que o adquiriu.

Os telemóveis são muito úteis, por todas as razões e mais alguma. Mas podem também ser um ‘perigo’ em termos de privacidade. A maior parte dos telemóveis atuais guarda automaticamente o registo dos locais por onde andou, bem como datas e horas em que passou por esses locais. Em alguns aparelhos, esse ‘mapa’ está mesmo ativo por defeito e registará cada passo que dá, a menos que desative essa funcionalidade. 

No sistema operativo iOS, para ver o registo das suas localizações, vá ao menu das “Definições”, depois a “Privacidade” e a seguir clique em “Serviços de localização”. Procure então por “Serviços do sistema” e verá quais as funcionalidades do aparelho que registam os locais onde esteve. Este serviço pode ser desligado. Para isso, basta que desative os serviços de localização que, através de dados de Wi-Fi, hotspots, GPS e torres de telecomunicações permitem ao aparelho ter sempre a sua localização aproximada. No entanto, tenha em conta que esta função, em caso de emergência, podem ser bem útil.

Se usa um telemóvel com sistema android, ele utiliza a conta do utilizador na Google e a sua localização apenas fica registada quando estiver ligado à internet. Se estiver sempre ligado, o aparelho guarda constantemente as suas localizações. Através da conta sua conta google, pode entrar na opção “Histórico de localizações” e aceder ao mapa com os locais onde esteve. Tem até acesso ao percurso que fez até cada um desses locais. Neste tipo de aparelhos, a forma de desativar esta funcionalidade depende do tipo de versão do telefone. Para saber como o fazer, vá à página da google e encontrará lá a indicação acerca da forma de desativar esta funcionalidade. Ou então poderá controlar o que é salvo no seu histórico de localização. Pode ainda optar por apagar todos os locais onde esteve ou apenas alguns.

A opção é sua. Pelo menos fica a saber que esse pequeno aparelho que transporta consigo para todo o lado grava toda a sua vida, mas que há forma de apagar as localizações para que se sinta menos “vigiado”.