Direitos e Deveres

Roubaram-lhe a password do email?

1 min

Não consegue entrar na sua conta de email? Descubra se a sua password foi roubada e saiba como evitar novos ataques.

Tenta aceder à sua conta de email e não consegue. Antes de entrar em pânico, volte a tentar mais uma, duas ou três vezes, tendo especial atenção ao endereço exato e à password.

Se ainda assim não conseguir fazer o login, o seu email pode ter sido atacado. Mas nem tudo está perdido. Há pelo menos um site que reúne milhões de contas e passwords que foram roubadas. Descubra se foi o seu caso.

O que fazer se realmente alguém entrou no seu email? Tente recuperar o acesso à conta e à password através do sistema de segurança do fornecedor do email. Clique no link para o efeito - “Esqueceu-se da sua palavra passe?” ou "Repor palavra passe"  - e responda às perguntas de segurança. Se o problema persistir, contacte o fornecedor, exponha o problema e prove a sua identidade.

Depois de recuperar o acesso, mude a password. Evite usar a mesma em várias contas de email, no banco e em aplicações. É um erro comum que só facilita a vida aos “piratas” e compromete a sua. Escolha um código para cada coisa. E se tem dificuldade em memorizar, recorra a uma das muitas aplicações que servem para guardar palavras-passe.

E depois de voltar a ter o controlo sobre a sua conta de email, é tempo de verificar eventuais estragos. Pense no seguinte:

- Qual é a informação mais importante e valiosa do seu email, para um atacante? Dados pessoais, acesso a contas bancárias, fotografias ou vídeos pessoais; verifique se tem emails abertos que não leu. E se, na pasta dos enviados, encontra algo que não tenha sido enviado por si; veja ainda se as configurações foram alteradas, para que alguém receba uma cópia de todos os mails que envia, por exemplo; espreite também a pasta da reciclagem; e fique atento a eventuais movimentos estranhos na conta bancária ou no cartão de crédito.

Por fim, saiba que pode evitar novos ataques tendo um bom antivírus e verificando regularmente alguns aspetos no seu computador. Mude a password de dois em dois meses, escolhendo códigos únicos, irrepetíveis, extensos e que misturem números e letras – maiúsculas e minúsculas. E não a partilhe com ninguém. Desta forma, a sua conta estará em segurança.