Direitos e Deveres

Roubaram-lhe a password do email?

2 min

Tenta aceder à sua conta de email e não consegue. Antes de entrar em pânico, volte a tentar mais uma, duas ou três vezes, tendo especial atenção ao endereço exato e à password.

Se ainda assim não conseguir fazer o login, o seu email pode ter sido atacado. Mas nem tudo está perdido. Há pelo menos um site que reúne milhões de contas e passwords que foram roubadas. Descubra se foi o seu caso.

O que fazer se realmente alguém entrou no seu email? Tente recuperar o acesso à conta e à password através do sistema de segurança do fornecedor do email. Clique no link para o efeito – “Esqueceu-se da sua palavra passe?” ou “Repor palavra passe”  – e responda às perguntas de segurança. Se o problema persistir, contacte o fornecedor, exponha o problema e prove a sua identidade.

Depois de recuperar o acesso, mude a password. Evite usar a mesma em várias contas de email, no banco e em aplicações. É um erro comum que só facilita a vida aos “piratas” e compromete a sua. Escolha um código para cada coisa. E se tem dificuldade em memorizar, recorra a uma das muitas aplicações que servem para guardar palavras-passe.

E depois de voltar a ter o controlo sobre a sua conta de email, é tempo de verificar eventuais estragos. Pense no seguinte:

– Qual é a informação mais importante e valiosa do seu email, para um atacante? Dados pessoais, acesso a contas bancárias, fotografias ou vídeos pessoais; verifique se tem emails abertos que não leu. E se, na pasta dos enviados, encontra algo que não tenha sido enviado por si; veja ainda se as configurações foram alteradas, para que alguém receba uma cópia de todos os mails que envia, por exemplo; espreite também a pasta da reciclagem; e fique atento a eventuais movimentos estranhos na conta bancária ou no cartão de crédito.

Leia mais  Quer saber como são gastos os seus impostos?

Por fim, saiba que pode evitar novos ataques tendo um bom antivírus e verificando regularmente alguns aspetos no seu computador. Mude a password de dois em dois meses, escolhendo códigos únicos, irrepetíveis, extensos e que misturem números e letras – maiúsculas e minúsculas. E não a partilhe com ninguém. Desta forma, a sua conta estará em segurança.