Poupar

Rendas acessíveis: ainda vai a tempo

1 min

Vão ser sorteadas 120 casas em Lisboa com rendas acessíveis. As candidaturas são até 31 de Janeiro.

A corrida já começou, por isso, apresse-se. As candidaturas ao programa de arrendamento acessível da Câmara Municipal de Lisboa (CML) abriram em Dezembro e duram até 30 de Janeiro. Para já, existem 120 casas com rendas que vão desde os 150 aos 800 euros. Até ao final do primeiro semestre, a CML já prometeu que vai disponibilizar mais 250 habitações.

Pode fazer a candidatura, através da Internet, na nova plataforma Habitar Lisboa. Para isso, terá de começar por fazer autenticação com a chave móvel  digital ou utilizar o cartão do cidadão, se tiver um leitor de cartões. Durante o processo de candidatura, precisa de ter consigo o documento de identificação, a última declaração de IRS e a respectiva demonstração de liquidação do último ano fiscal em vigor, assim como os comprovativos dos rendimentos do agregado familiar. Se precisar de ajuda, pode recorrer à linha de apoio (808203232) ou enviar e-mail para habitarlisboa@cm-lisboa.pt. Caso não consiga fazer a candidatura através da Internet, pode dirigir-se aos serviços de atendimento em Alcântara, na Baixa de Lisboa, Entrecampos ou Marvila. 

De acordo com a CML, a renda de um T0 varia entre os 150 e os 400 euros; para um T1 entre 150 e 500 euros; o T2 entre 150 e 600 euros e os T3 entre 200 e 800 euros. O sorteio realiza-se em fevereiro, em data a anunciar pela CML. Antes de fazer a candidatura, informe-se, em detalhe, sobre o programa de arrendamento acessível… e boa sorte!