Impostos

Reembolso do IRS. Saiba quando e quanto vai receber.

1 min

Os reembolsos deverão ser pagos em menos de um mês, segundo o Ministério das Finanças. A opção do reembolso através de transferência bancária torna o processo mais célere.

Os contribuintes que já entregaram a declaração de IRS podem consultar o estado do seu reembolso e confirmar o valor que vão receber no Portal das Finanças. O processo pode ser feito online, de forma simples. Basta entrar no portal com os seus dados e seguir as seguintes instruções:

Cidadãos > Consultar > Informação Financeira > Movimentos Financeiros.

No ano dos rendimentos, selecione a opção “2016”. E no imposto sobre o qual quer saber informação, “IRS”.

Terá então acesso a uma tabela com a sua situação fiscal global, onde se incluem os “Reembolsos”. Se o valor se encontrar a zeros, significa que o reembolso ainda não foi emitido. Mas se já existir um valor, clique em “Detalhes” para saber em que estado se encontra o seu reembolso. Quando surgir a informação de “Reembolso Emitido”, o dinheiro deverá ficar disponível na sua conta dentro de 2 ou 3 dias.

Regra geral, quanto mais cedo entregar a declaração anual, mais cedo irá receber o seu reembolso. A Autoridade Tributária costuma emitir os reembolsos do IRS cerca de 20 a 25 dias após a entrega da declaração, mas nada garante que este prazo seja cumprido.

O Ministério das Finanças prevê que os reembolsos aconteçam em menos de um mês após a entrega da declaração. No entanto, diz a lei que a liquidação do IRS deve ser efetuada até 31 de julho. No caso de ter um valor a pagar, deverá fazê-lo até 31 de agosto.

Para esclarecer qualquer outra dúvida, pode contactar o centro de atendimento telefónico da Autoridade Tributária e Aduaneira através do 217 206 707.