Impostos

Recebeu um e-mail das Finanças? Cuidado.

1 min

O alerta vem da Autoridade Tributária e Aduaneira: está a ser enviado um e-mail falso aos contribuintes a pedir para pagarem dívidas fiscais. Saiba como lidar com esta fraude.

Se recebeu um e-mail da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) a dizer que tem dívidas e deve regularizá-las, desconfie. 

Num alerta de segurança divulgado no Portal das Finanças, a AT refere que estão a ser difundidos e-mails fraudulentos aos contribuintes, onde lhes é pedido que carreguem num link. Não carregue e, de preferência, nem abra o e-mail. O melhor é apagar. 

As mensagens vêm de endereços como info.AQ0@portaldasfinancas.gov.pt ou parecidos. O que deve saber é que, apesar de terem semelhanças, não vêm do fisco. 

A AT sublinha que “estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando no link sugerido”.

No exemplo de e-mail fraudulento divulgado no Portal das Finanças, surge como título “situação irregular” e é referido o prazo de entrega da declaração de IRS, sugerindo que, após a entrega, o contribuinte pode ter uma divergência, ou seja, uma situação irregular, que deve ser corrigida. De seguida, na mensagem é proposto aos contribuintes que consultem a divergência, no portal da AT, através de um link. No alerta de segurança, a AT sublinha: “em caso algum deverá efetuar esta operação”.

Para se prevenir contra esta e outras fraudes, pode ainda consultar um folheto informativo sobre segurança informática no Portal das Finanças.