Poupar

Quer ter o seu telemóvel menos lento? Saiba o que fazer

2 min

Os smartphones são fornecidos com muitas aplicações que só pioram o desempenho e a autonomia do telemóvel. Saiba quais pode desinstalar

A nova versão da Play Store do Android passou a indicar quais as ‘apps’ que pode remover sempre que quiser instalar uma nova e não tiver espaço suficiente, baseando-se no nível de utilização. Comece sempre por desinstalar aquelas que são sugeridas. Se quiser fazer uma limpeza mais profunda, deixamos aqui outras sugestões.

Aplicação de previsão do tempo

As aplicações de previsão do tempo consomem muitos dados e ocupam espaço. Para saber como vão estar os humores da meteorologia, basta pesquisar na Internet ou ver nas notícias. Retire esta aplicação.  

Facebook

Evite instalar a aplicação do Facebook. Consome de forma excessiva a bateria, a memória e dados móveis. Opte pela utilização do Facebook através do browser ou pelo Facebook Lite.

Desative animações e efeitos especiais

Este género de aplicações só ocupam espaço e raramente são utilizados.

Atualize o sistema operativo

Descarregue as atualizações disponíveis. Otimizam o sistema, reparam bugs e melhoram a estabilidade do aparelho.

Adicione um cartão microSD

Uma boa forma de poupar espaço está em armazenar fotos e vídeos num cartão microSD ou colocá-los na nuvem, libertando a memória do telemóvel.

Retire as aplicações que menos usa da tela inicial

O ideal é colocar na tela inicial do telemóvel apenas as apps que mais utiliza. Os restantes deixe-os na listagem geral de aplicações e aceda-os a partir de lá.

Lanterna

É inútil ter esta aplicação. Ocupa espaço e memória. No caso do iOS já existe, na barra inferior, a funcionalidade de ligar a lanterna. Em Android, a função costuma estar na barra de notificações, ou nos widgets.

Antivírus

O ideal não é instalar um antivírus, mas saber quais os cuidados a ter para estar em segurança. Se não dispensar, instale um antivírus proposto por empresas credíveis.

Aplicações para limpar o telemóvel

Em vez de limparem, só põem o telemóvel mais lento. O ideal é ir fazendo uma seleção de vez em quando daquilo que deve apagar.

Não use planos de fundo animados

Papéis de parede animados exigem muito processamento. Opte por imagens paradas.

Aplicações para poupar bateria

Na maioria dos smartphones existe, de origem, um gestor inteligente que ajuda a controlar as aplicações que correm em segundo plano e gastam muita energia. O ideal é utilizar a função de economia de energia somente quando a carga estiver mais baixa e houver muita necessidade.

Desinstalar e desativar aplicações

Há aplicações que não pode desinstalar. Porém, no sistema Android, pode desactivá-las, o que já ajuda a controlar a performance do aparelho. O gestor de aplicações vai desinstalar todas as atualizações que a aplicação já fez, voltando ao estado mais básico e que ocupa menos espaço na memória.

Faça root ao telemóvel

Faça root em último caso. É que, uma vez feito, o telemóvel volta às definições originais. Faça backup daquilo que pretende preservar. Caso contrário, arrisca-se a perder tudo de forma definitiva.