Investir

Quer aumentar a eficiência energética da sua casa?

1 min

Existe um novo programa de apoio destinado a tornar as casas portuguesas mais eficientes. Informe-se já sobre as candidaturas.

É uma novidade. Chama-se “Casa Eficiente 2020” e já está em vigor. Trata-se de um novo programa de apoio que permite obter financiamento para pequenas obras que se destinem a tornar as casas portuguesas mais eficientes.

Comprar eletrodomésticos de baixo consumo, Instalar painéis solares ou colocar janelas com vidros duplos são exemplos de intervenções de reabilitação que podem ser financiadas.

Para já, são três os bancos encarregues de fazer a gestão de 200 milhões de euros disponíveis no Programa, cofinanciado pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) e pelos bancos aderentes, Caixa Geral de Depósitos (CGD), Millenium e Novo Banco. Mas outros bancos poderão vir a juntar-se a este plano.

O portal, já disponível, vai funcionar como um balcão virtual, onde pode simular a candidatura, escolher as intervenções desejadas, obter um orçamento de uma empresa inscrita como qualificada no portal, obter uma declaração “Casa Eficiente 2020” e, por fim, submeter a declaração à apreciação de um dos bancos aderentes. No site, pode ainda descobrir como melhorar a eficiência energética da sua casa.