Trabalho e carreira

Quer aprender línguas? Saiba onde e sem gastar muito dinheiro

1 min

Há formas de aprender a falar uma língua sem que a iniciativa envolva custos elevados. Conheça soluções amigas da sua carteira.

Aprender uma língua é cada vez mais necessário, quer para enriquecer o currículo, quer para ter ferramentas para comunicar num mundo globalizado. A oferta de sites onde pode aprender ou aperfeiçoar outros idiomas de forma gratuita ou a baixo custo é vasta. Saiba onde aprender sem gastar muito dinheiro.

Se é estudante universitário, uma boa forma de aprender uma língua estrangeira é a de aproveitar os intercâmbios proporcionados pelo Erasmus. Coloque anúncios na universidade a oferecer uma troca de lições de português pelo idioma que quer aprender. Pode dar e receber aulas de conversação e pedir sugestões de leitura ou de música no idioma que quer aprofundar.

Outra alternativa gratuita para aprender uma língua a partir da conversação é o site Fluent in 3 Months, que significa, literalmente, “fluente em três meses”. O site foi criado pelo irlandês Brendan Lewis, que é fluente em 11 idiomas, e baseia-se em algumas técnicas práticas que incluem começar por aprender o maior número de palavras possível.

No site Livemocha pode aprender 35 idiomas – do árabe ao japonês – mas também o inglês, francês ou alemão. O site apresenta vários graus de dificuldade e disponibiliza a oportunidade de discutir com outros utilizadores que estejam a aprender o mesmo idioma. Existe, também, uma aplicação gratuita.

Se quer aprender alemão, pode recorrer ao site do canal estatal germânico Deutsche Welle. Dá para descarregar podcasts, aceder a vídeos interativos e treinar a pronúncia do idioma de forma gratuita.