Poupar

Quatro ideias para passar o Dia da Criança com os seus filhos

2 min

O que fazer com os seus filhos no Dia da Criança? Aqui ficam quatro ideias que custam pouco e podem significar muito.

Um dos desejos de quem tem filhos é tentar passar o máximo de tempo de qualidade com eles. Uma boa forma de o fazer é aproveitar os dias especiais, como o Dia da Criança. Invista em experiências que não lhe dão cabo do orçamento e criam boas memórias de infância. Fique com quatro ideias originais para passar o dia com os seus filhos.

1. Desenhe um circuito de atividades com giz. Uma forma divertida e barata de planear uma atividade no exterior com os seus filhos é a de comprar um caixa de giz e desenhar um circuito numa superfície alcatroada (escolha um passeio ou caminho num parque e/ou jardim e evite estradas, mesmo que tenham pouco movimento!) perto de sua casa. Escreva coisas como “tocar nos pés”, “rir”, “dar três voltas” e desenhe formas como quadrados e círculos e peça às crianças para as pisar alternadamente, por exemplo.

2. Brinque aos “pés de latas”. Uns dias antes, comece a guardar latas vazias, como as do feijão e grão. Conte duas latas por cada criança e compre dois metros de cordel resistente. Com a ajuda de um prego, faça dois furos em cada lata e passe o cordel, deixando comprimento equivalente à distância dos pés às mãos de cada criança. Depois de fazer dois “ṕes de lata” para cada um dos seus filhos, é só ir para o parque e tentar ensiná-los a andar com as andas improvisadas.

3. Cozinhe com as crianças. Organize um lanche caseiro com a ajuda dos seus filhos, que pode ser muito divertido e didático ao mesmo tempo. Uma coisa que pode fazer é cozinhar com os seus filhos um delicioso bolo na caneca. Cada criança deve ter a sua caneca na qual coloca duas colheres de sopa de farinha, duas colheres de sopa de açúcar e duas colheres de sopa de chocolate em pó. Depois, é preciso mexer e juntar um ovo. A seguir, acrescentam-se duas colheres de sopa de leite e duas colheres de sopa de óleo e mistura-se tudo. Por fim, coloca-se a caneca no micro-ondas durante três minutos na potência máxima (950 watts). O bolo na caneca está pronto.

4. Invista em trabalhos manuais. Organize uma atividade para estimular a criatividade dos seus filhos, como a criação de máscaras com sacos de papel. Guarde sacos de papel que normalmente chegam com as compras. Tenha um ou vários tubos de cola à mão e material para pintar, como canetas de feltro. Corte formas em papéis coloridos (não precisa de comprar papéis especiais, pode aproveitar folhetos publicitários ou revistas antigas), para fazer os olhos, as orelhas e os narizes das máscaras. Agora, é só incentivar os miúdos a darem asas à imaginação para criarem caras divertidas. No fim, ajude a recortar buracos para os olhos e boca e a brincadeira pode começar.