Poupar

Quatro formas de preservar frutas e vegetais do seu jardim ou compradas no supermercado

2 min

Poupe nos gastos com bens alimentares. Saiba como preservá-los.

Quer poupar nas despesas com a alimentação? Compre as frutas e vegetais da estação, época em que normalmente são mais baratos. E, se tem uma pequena horta muito produtiva ou alguém que lhe dê frutas e vegetais que produz a mais, conheça quatro formas de os preservar para ir consumindo ao longo do ano.

1. Congelar. Uma das formas mais saudáveis de conservar frutas ou vegetais é através da congelação. Alguns frutos, especialmente aqueles que são ricos em água, como os morangos e tomates, podem ser congelados logo após a lavagem e preparação. Em relação aos vegetais, é melhor dar-lhes uma fervura para que possa retirar mais benefícios do frio. As ervilhas e os bróculos, por exemplo, aguentam mais tempo congelados se antes forem escaldados.

2. Secar. Outra forma de aumentar o tempo de vida de frutas e vegetais está em recorrer à secagem. Para além da seca tradicional das leguminosas, como o feijão e o grão, pode também secar pimentos (que devem ser pendurados num local fresco, seco e escuro) e ervas aromáticas. Frutos como ameixas, alperces e figos também podem ser secados com a ajuda do forno ou recorrendo à exposição moderada ao sol.

3. Fazer pickles. Ao contrário do que possa pensar, existem muitos vegetais que podem ser transformados em pickles, tais como pimentos, cenouras, cebolas ou, mesmo, couve lombarda. Para transformar estes alimentos em pickles deve arranjar alguns frascos de vidro, preparar os vegetais e a água da conserva. Para isso, ferva um copo de vinagre com uma colher de sal (calcule a quantidade de líquido necessário, consoante o tamanho do frasco e a quantidade de vegetais) e coloque sobre os vegetais dentro dos frascos. Verifique se as tampas ficam bem fechadas.

4. Fazer compotas. Se tem fruta e alguns vegetais em grandes quantidades pode, também, utilizá-los para fazer compotas e doces. Pode transformar tomates em molho e guardá-los em frascos no frigorífico ou fazer doce com abóboras a mais, por exemplo. Para preparar doces ou compotas deve cozer a fruta ou vegetais com açúcar (aproximadamente o mesmo peso de fruta e açúcar), esperar que coza e, depois, ir mexendo até engrossar e reduzir para cerca de metade da dimensão original. Tal como no caso dos pickles, as compotas devem ser guardadas em frascos de vidro.