Dinheiro

Quanto custam os melhores queijos de Portugal?

1 min

Se é apreciador de queijos e pensa que, para comprar os melhores, vai ter de gastar uma fortuna, desengane-se. Mostramos-lhe os preços das especialidades mais premiadas.

Portugal tem alguns dos melhores queijos do mundo. E não é um mero elogio dos apreciadores. É um facto. A estrela da companhia é o queijo de ovelha amanteigado da Queijaria Monte da Vinha, no Vimieiro, Alentejo. No meio de 3 mil queijos de 42 países, arrecadou uma medalha de ouro nos World Cheese Awards, em Itália. 

Este queijo tem 70 gramas e é 100% artesanal: feito apenas com leite cru de ovelha, sal e cardo - uma flor que ajuda o leite a coagular. Está à venda em supermercados e mercearias e - pasme-se - custa menos de três euros.

A nível nacional, também há prémios para distribuir. Em 210 inscritos no concurso “Queijos de Portugal”, houve 23 vencedores e 46 menções honrosas.

Entre os melhores estão dois da empresa Lacticoa: o Vale do Côa de ovelha amanteigado, que custa 13 euros/quilo, e o Vale do Côa de ovelha cura normal, ao mesmo preço.

Mais barato - e também premiado - é o queijo de cabra de cura normal da Quinta da Rigueira. Com 200 gramas, custa cerca de 4 euros.

Para os apreciadores de queijo fresco, o de ovelha, da marca Teté custa perto de 1,90€ a unidade… e o de cabra, atabafado, da marca Guilherme fica por 1,75€ cada.

Na categoria do queijo flamengo, o vencedor é o da Ilha Azul que pode ser comprado por 6 euros/quilo.

Há dezenas - ou mesmo centenas - de queijos de qualidade, em Portugal, de todos os tamanhos, feitios… e para todos os gostos.