Impostos

Quanto custam os erros e atrasos no IRS?

1 min

Entregar o IRS depois do prazo, ou com erros pode sair muito caro. As coimas podem chegar mesmo aos 3.750 euros.

A entrega da declaração de IRS é o momento de fazer contas para muitos portugueses. Atenção é necessária e, acima de tudo, há que evitar deixar tudo para a última. Se entregar a declaração após o prazo, a Autoridade Tributária irá puni-lo com uma coima. O mesmo acontecerá se emitir uma declaração de substituição após o limite estabelecido, de modo a corrigir os erros da primeira declaração de rendimentos.

Por isso mesmo, saiba que, caso pretenda submeter a declaração de IRS através da internet e ainda não tem a sua senha de acesso ao Portal das Finanças, deverá fazer já o pedido, pois a mesma será enviada para a sua morada fiscal num prazo de cinco dias. Assim sendo, veja aqui as coimas em que poderá incorrer:

Nota: Saiba que, se a declaração de substituição for entregue até 120 dias depois do prazo, corrigindo um erro que era prejudicial ao contribuinte, não há cobrança de qualquer coima.

O melhor mesmo é entregar a sua declaração dentro do prazo. Além disso, ao entregar pela internet, se fizer nos primeiro dias, caso haja reembolso por parte das Finanças, será dos primeiros a receber.