Poupar

Quanto custa um batizado (aos pais e aos padrinhos)?

3 min

Cada batizado é um batizado. Ou seja, os custos dependem muito daquilo que os pais querem ou podem gastar, mas há sempre despesas às quais é difícil fugir.

O dia do batizado é especial e merece uma comemoração à altura. Organizá-lo envolve dedicação, divertimento, amor, mas também tempo e dinheiro. Vamos ajudá-lo passo a passo, estimando os principais custos inerentes.

Dois meses antes da data do batizado:

1. Dar início ao processo

Faltam cerca de sessenta dias para a data em que prevê batizar o seu filho? Então está na altura de marcar um encontro com o pároco da igreja da sua residência, para escolher a data e a hora e dar início ao processo de batismo. Depois de um primeiro encontro, é habitual haver uma ou outra reunião entre o pároco, os pais e os padrinhos.

2. Escolher os padrinhos

Se ainda não escolheu os padrinhos, é melhor começar a pensar no assunto. Sabia que – perante a Igreja - há requisitos formais para se ser padrinho ou madrinha? São eles: ter mais de 16 anos de idade; ser batizado; ter a Primeira Comunhão e o Crisma e sendo casado, que o seja pela Igreja. De realçar que, embora isto esteja no papel, muitas vezes os párocos permitem exceções.

Um mês e meio antes:

3. Lista de convidados

Este é o momento para fazer uma lista com os nomes de todos os convidados que considera que devem estar presentes no grande momento, entre família e amigos. E, logo de seguida, enviar o convite.

4. O convite de Batismo

Se faz questão de enviar um convite personalizado, desenhado e produzido por profissionais de design, deve contar com custos unitários a rondar os 2 euros para uma carta em papel especial, ou 5 euros para o caso de ser uma peça diferente. Se quer fazer um brilharete e não gastar dinheiro com os convites, mesmo sem perceber de design gráfico pode criar um convite de batizado online a partir de layouts existentes, personalizáveis, para imprimir ou partilhar online. O melhor? É gratuito. Tem aqui um exemplo.

5. Planear a festa

Já pensou onde quer fazer a festa? Havendo imaginação e alguma capacidade financeira, as opções são intermináveis. A maior parte das escolhas recai em quintas, restaurantes ou espaços preparados para receber este tipo de eventos, o que facilita tudo em termos de logística. Basta comparecerem no local e hora agendados. Além da escolha do espaço, pode ou não contemplar eventuais gastos com a decoração, a música, a fotografia e o vídeo, a animação infantil, e claro, o bolo. Neste site encontra profissionais para todos estes serviços e pode, inclusive, pedir orçamentos de forma gratuita. Tenha em conta que os custos médios de um espaço e serviço de catering para 50 convidados (com todos os serviços acima mencionados) anda entre os entre 3000 e 3500 euros.

Pode, naturalmente, fazer uma festa bem mais em conta, se decidir receber os convidados em casa. O bom tempo facilita a vida a quem tem um bom terraço ou quintal. Se a avó, uma tia ou uma madrinha levarem uma sobremesa, ajuda bastante.

1 mês antes:

6. O fato

Um batizado exige normalmente um fato completo a rigor para a criança, uma vela de batismo, uma toalha e uma concha (que pode ou não ser em prata) com o nome da criança e a data gravadas. Manda a tradição que sejam oferecidos pelos padrinhos. Apesar dos valores variarem muito de acordo com as escolhas, se tivermos em conta uma média de 100 euros para o fato e os sapatos, e mais cerca de 50 euros para o conjunto da vela de batismo, toalha e concha de prata personalizados, os padrinhos devem esperar gastos num valor médio de 150 euros. Algumas famílias preferem usar fatos e conchas de família, que vêm de outras gerações, o que tem duas vantagens: mantêm a tradição e poupam nos gastos.

7. Que presente oferecer?

Esta rubrica interessa particularmente aos padrinhos e aos convidados que, muitas vezes, não sabem o que oferecer. Se quer fugir ao vestuário, aos brinquedos de sempre, à tradicional medalhinha de prata e às notas dentro de um envelope, opte por juntar utilidade e significado. Uma fotografia num quadro, um livro para a vida ou uma conta-poupança com 50 euros em nome da criança.

Chegou o dia

Quando chegar o dia do batizado, o mais importante é que, independentemente de ser uma festa com 5 ou 50 convidados, em casa ou numa quinta de sonho, tudo corra pelo melhor. E que essa data, cheia de significado, deixe para sempre memórias de um dia feliz.