Direitos e Deveres

Prescrição de exames médicos por SMS

1 min

Que a desburocratização chegou ao Serviço Nacional de Saúde já não é novidade. O próximo passo será a receção por telemóvel da prescrição de exames.

Em breve, poderá vir a receber a prescrição de um exame médico por SMS, para que possa marcar de imediato o exame numa unidade de saúde que tenha aderido ao projeto Exames Sem Papel.

A adesão será inicialmente voluntária e destinada às unidades privadas, mas espera-se que na fase seguinte se torne obrigatório para todos os hospitais, clínicas e laboratórios.

Na prática, esta medida contribui para poupar tempo e recursos, quer aos cidadãos, quer ao Serviço Nacional de Saúde (SNS). Imagine que tem consulta marcada para daqui a duas semanas, mas o seu médico considera importante que faça um exame. Neste caso, pode enviar-lhe a prescrição por e-mail ou sms, para que possa realizar o exame e levar logo os resultados para a consulta. Este é outro dos benefícios: a redução do tempo do diagnóstico. Mas as vantagens desta medida não ficam por aqui. A digitalização da informação no campo da saúde permite uma maior partilha entre os profissionais de saúde, contribuindo para a redução da hipótese de erro clínico.

A digitalização nesta área, em Portugal, não é uma novidade. Em alguns hospitais, os resultados dos exames já são enviados para a área do cidadão do Portal do Serviço Nacional de Saúde, onde ficam disponíveis para que os utentes possam consultá-los a qualquer momento. No futuro, todos os documentos relativos à prescrição, à prestação e ao pagamento de um meio complementar de diagnóstico e terapêutica estarão disponíveis em formato digital. Mas para poder beneficiar de tudo isto, deve estar registados na área do cidadão do Portal SNS.