Poupar

Poupe água, dê mais vida ao planeta

4 min

Poupar água é bom para o ambiente, mas também para a sua carteira. No dia mundial da água nunca é demais apelar à consciencialização e ensinar formas de poupar água.

Data de publicação 2022 M03 22

Já pensou a quantidade de água que gasta, em média, por ano? Saiba que cada português gasta mais 30% de água do que em 1995, segundo o site Pordata e, até 2030, 700 milhões de pessoas podem tornar-se refugiadas por falta de água nos seus países de origem, avisam as Nações Unidas.

O Dia Mundial da Água, a 22 de março, lança um apelo tão simples quanto isto: feche a torneira durante uma hora. A iniciativa é da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Água (APDA) e o gesto simbólico deve ser transportado para o dia-a-dia. A este gesto juntam-se outras formas de poupar água, seja em casa ou mesmo na rua.

Prefira produtos autóctones e sazonais.

Há culturas que exigem mais água do que a zona do país em que são cultivadas tem para dar. Um bom exemplo são os abacates cultivados no Algarve, que exigem rega abundante. A agropecuária é um dos setores que mais contribui para o consumo de água e se as produções estiverem adaptadas ao clima da região e à época do ano, elimina-se o consumo de água pela rega humana.

Na casa de banho, ajuste o autoclismo  — e não só.

Muitas vezes, não é necessário fazer a descarga completa do autoclismo e muitos aparelhos permitem a opção de meia descarga. Se não é o caso do seu, pode limitar a capacidade de água introduzindo uma garrafa de água cheia lá dentro, por exemplo. No entanto, a poupança de água na casa de banho não fica por aqui. Recomendam-se dois pequenos gestos: manter um caixote do lixo nesta divisão da casa, para evitar a tentação de deitar bolas de algodão ou cotonetes na sanita (e com isso poluir e gastar descargas de autoclismo). Por último, recolha a água do banho enquanto ela aquece. Lembre-se que é água potável, com que pode lavar a casa, frutas e vegetais, regar plantas ou até beber.

Instale redutores de caudal e esteja atento às torneiras.

Nas torneiras mais utilizadas em casa, como a do lava louça, da banheira e do lavatório os redutores do fluxo podem ser uma ótima forma de poupar água. Desta forma, mesmo com a torneira aberta ao máximo, gastará menos água. Mesmo com um redutor de caudal, não descuide uma das mais básicas regras: fechar a torneira. Enquanto lava os dentes, na lavagem de alguma louça ou durante o banho, não gaste água e confirme frequentemente que as torneiras estão bem fechadas e não pingam. Uma torneira que pinga uma gota de cinco em cinco segundos gasta 20 litros ao final de um dia.

Na cozinha, reaproveite água sempre que possível.

Quando lavar legumes ou fruta, faça-o numa bacia em vez de o fazer com água corrente. O mesmo sempre que espera que no lava louças. Também pode reaproveitar a água de cozer legumes, por exemplo, para fazer sopas ou caldos e regar plantas.

O momento da confeção de alimentos é outro em que pode otimizar o consumo de água. Muitas vezes usamos mais água para cozinhar do que aquela de que realmente precisamos. Em especial no processo de cozedura, em que tendemos a fazer as coisas “a olho”. Encha a panela até que os alimentos estejam cobertos. Menos água também significa menos tempo de cozedura e poupança de energia. Já agora, sempre que possível, tape as panelas com a tampa — assim reduz a evaporação e a cocção é mais rápida, poupando novamente energia. 

Use máquinas de lavar louça e roupa.

Lavar a louça na máquina poupa mais água do que à mão, mas para isso e para também poupar energia, evite fazer meia carga. Se a sua máquina não tem uma função específica para a meia carga, não a ponha a lavar sem ter a certeza de que está mesmo cheia. Quanto mais arrumada estiver a louça na máquina, melhor será o aproveitamento da capacidade. Em relação à roupa, é preferível esperar até ter carga suficiente para encher o tambor.

Reutilize água para a rega.

No processo de rega, aproveite toda a água possível, por exemplo, através do aproveitamento da água da chuva em recipientes próprios, como tanques de rega ou até mesmo a àgua do chuveiro ou dos legumes que lavou. Não regue nas horas de maior calor, porque acaba por tornar-e ineficiente, opte por regar ao nascer e pôr do sol, por exemplo, ou ao início da noite para que a água seja totalmente absorvida pela terra, sem evaporar. Se não pode estar dependente da chuva, pense em investir num sistema de rega gota a gota.

Uma casa mais sustentável não passa só pela poupança de água: na cozinha, na casa de banho ou nas suas escolhas como consumidor, esteja atento ao que desperdiça e mantenha um pensamento ecológico. Só assim pode poupar a carteira e o planeta.  

IRS

Dúvidas ao entregar a declaração de IRS? Encontre aqui informação atualizada sobre as tabelas, reembolsos, prazos, dicas para poupar no IRS e muito mais!

Saiba como maximizar o seu reembolso de IRS

Impostos

Saiba como maximizar o seu reembolso de IRS

4 min
Os casais devem entregar o IRS em conjunto ou separado?

Impostos

Os casais devem entregar o IRS em conjunto ou separado?

2 min
Veja tudo o que pode deduzir no IRS em 2022

Impostos

Veja tudo o que pode deduzir no IRS em 2022

3 min
6 destinos inteligentes para a sua devolução do IRS

Impostos

6 destinos inteligentes para a sua devolução do IRS

7 min
Durante quanto tempo deve guardar as faturas para o IRS?

Impostos

Durante quanto tempo deve guardar as faturas para o IRS?

1 min
IRS Automático: saiba como funciona e se está abrangido

Impostos

IRS Automático: saiba como funciona e se está abrangido

3 min
IRS Jovem: a especialista responde às principais questões

Impostos

IRS Jovem: a especialista responde às principais questões

1 min