Poupar

Poupe a sua saúde com a ajuda de um novo semáforo

1 min

A campanha chama-se “De olho no rótulo” e pretende ajudar os consumidores a interpretarem rótulos de embalagens, de modo a fazerem melhores escolhas alimentares.

6 em cada 10 portugueses têm excesso de peso. O mesmo é dizer que 5,9 milhões de pessoas no país são obesas ou têm características de pré-obesidade. Este é um panorama comum nas sociedades ocidentais, onde o sedentarismo e a disponibilidade de comida hipercalórica e rica em sal fazem disparar a incidência de doenças relacionadas com a alimentação, como a hipertensão arterial e a diabetes.

Atenta à realidade nacional, a Associação de Defesa do Consumidor (DECO) lançou esta semana uma campanha intitulada “De olho no rótulo”. A iniciativa consiste na disponibilização de um cartão que ajuda a desvendar que alimentos são bons para a saúde através de um código de três cores: vermelho, verde ou amarelo. O cartão está disponível online para impressão, para que possa andar diariamente na carteira e ajudá-lo na hora de comprar alimentos.  

Com o cartão, conseguirá descodificar a declaração nutricional de cada alimento, através do sistema de “semáforo”. As cores vermelha, amarela e verde classificam os produtos tendo em conta o teor a gordura, gordura saturada, açúcares e sal por cada 100 gramas. Assim, alimentos com mais nutrientes enquadrados na cor verde são opções mais saudáveis. Os produtos que têm mais amarelos são boas escolhas, enquanto os vermelhos devem ser consumidos com moderação.