Poupar

Perda ou roubo de documentos? Saiba como agir.

1 min

Não nos preocupamos com isso, até ao dia em que aconteça perdermos a carteira com os documentos. O melhor é ficar a saber como reagir, pela sua segurança.

Data de publicação 2019 M03 19

Mais do que uma dor de cabeça e dos custos que implica, a perda, roubo ou extravio da carteira ou documentos, é algo que tem riscos associados, porque se trata da sua informação pessoal. Mal dê por falta da carteira ou dos documentos, é isto que tem de fazer:

1. Avise o seu banco imediatamente e peça para cancelar os cartões em causa, sejam de débito ou crédito. A partir do momento em que notifica o banco formalmente, deixa de ter responsabilidade pelos movimentos efetuados. Também pode contactar a SIBS, através dos números: 21 791 87 80 ou 808 201 251, disponíveis 24 horas. Para cancelar os cartões deve ter consigo o número dos cartões extraviado, o NIB ou o número da conta à ordem associado ao cartão. Tenha-os sempre gravados no telemóvel, no e-mail ou numa agenda pessoal.

2. Participe a ocorrência às autoridades, como a PSP ou a GNR, e fique com o documento que comprova a participação e que o protegerá de eventuais queixas contra si de atos cometidos por quem estiver na posse dos seus documentos. Deixe sempre um contacto pessoal para que o possam avisar se os documentos forem encontrados ou devolvidos.

3. Consulte o site ‘Perdidos e Achados’, um serviço criado pelo Ministério da Administração Interna que permite procurar documentos ou objetos perdidos que tenham sido entregues às autoridades.

4. Anule documentos como o Cartão de Cidadão, a carta de condução, o Documento Único Automóvel ou o Cartão da ADSE, por motivos de segurança.

5. Mude as palavras-passe se juntamente com os documentos perdidos tinha guardadas palavras-passe de acesso a serviços ou e-mails.

6. Substitua os documentos no Balcão ‘Perdi a Carteira’. Pode usar este balcão para pedir a substituição de documentos devido a perda ou roubo se perdeu, pelo menos, dois dos seguintes documentos:

- cartão de cidadão;
- documento único automóvel;
- carta de condução;
- cartão de beneficiário da ADSE;
- cartão de sócio do ACP.

Este balcão só funciona pessoalmente e por agendamento na Loja de Cidadão das Laranjeiras, em Lisboa. Faça a marcação através do telefone 300 003 990 ou do e-mail info.cidadao@ama.pt.

Estes procedimentos de segurança ajudam a minimizar os riscos associados à perda, roubo ou extravio de documentos.

 

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