Direitos e Deveres

Pedir o abono de família sem sair de casa

1 min

Agora é mais fácil e mais rápido pedir o abono de família sem sair do lugar. Diga adeus às longas filas de espera.

É uma novidade que traz boas notícias para quem vai ter um filho. Antes, teriam de se deslocar presencialmente a um balcão da Segurança Social para tratar de prestações familiares como o abono de família ou o abono pré-natal, mas agora isso mudou.

A Segurança Social disponibiliza, desde o final deste ano, um novo serviço chamado ‘Prestações Familiares + Simples’. E, tal como o nome indica, permite que as famílias acedam à distância a duas prestações familiares: o abono de família para crianças e jovens e o abono de família pré-natal.

Para isso basta aceder ao portal da Segurança Social Direta, com a sua senha e em apenas três passos vai conseguir aquilo que antes demorava umas longas senhas de espera. 1. Clicar em ‘Pedir novo abono de família’ 2. Adicionar e identificar a criança ou jovem 3. Entregar os documentos necessários e comprovativos

Depois de concluir este processo, pode acompanhar o estado do seu pedido. Mais simples e mais rápido: tudo aquilo que dá jeito a quem vai ser pai ou mãe.