Direitos e Deveres

Parabéns! Ganhou um passe de Interrail

1 min

O Parlamento Europeu está a debater a possibilidade de criar um passe Interrail gratuito para jovens de 18 anos. É um projecto para unir e descobrir o Velho Continente.

A ideia é simples: oferecer um passe de Interrail a todos os jovens da União Europeia no ano em que completam 18 anos. O Interrail é um bilhete europeu que permite viagens ilimitadas nas redes ferroviárias dos países aderentes.

Para o alemão Manfred Weber, autor da proposta que é apresentada pelo grupo parlamentar do Partido Popular Europeu, esta é uma “oportunidade de descobrir a diversidade da Europa” e uma forma de “estimular o espírito europeu”.

A medida pretende reforçar o espírito de coesão social entre os jovens europeus. Além disso, é também uma forma de contrariar o pensamento antieuropeísta que tem crescido entre os países da União Europeia.

Para chegar ao território de Estados-membros que não fazem parte da rede Interrail (Estónia, Letónia, Lituânia, Chipre e Malta), o programa deverá cobrir também as despesas de outros meios de transporte, nomeadamente autocarro e ferry.