Dinheiro

Pagamentos digitais: veja o seu negócio crescer

4 min

Cómodos e seguros para clientes e comerciantes, os pagamentos digitais cresceram com a pandemia e vieram revolucionar de vez o comércio em Portugal. Os lojistas que não tinham plataformas de pagamento digital passaram a ter. Mas afinal quais são as melhores soluções?

Data de publicação 2021 M10 13

O Governo estima que, em 2019, os consumidores portugueses fizeram compras através da internet no valor de seis milhões de euros. Em 2020, esse número subiu para os oito milhões de euros e, este ano, esse valor deverá chegar perto dos 10 milhões de euros. Portanto, se o seu negócio ainda não está online, chegou a altura para o fazer.

Este aumento das transações financeiras digitais foi causado por força da pandemia, mas a verdade é que mesmo com o regresso a uma nova normalidade, o perfil dos consumidores e dos comerciantes portugueses nunca mais foi o mesmo e, dizem os especialistas, nunca mais será. O consumidor está cada vez mais digital, optando pela comodidade de fazer compras online onde quer que esteja, desde que se sinta seguro em fazer transações online. É por isso crucial que os comerciantes vendam os seus produtos ou serviços no mundo digital, com a máxima confiança e transparência, analisando para isso qual a plataforma de pagamento (ou gateway de pagamento) que lhe garante mais benefícios.

Como escolher a melhor plataforma de pagamento digital?

Como comerciante, deve ter em conta alguns aspetos, antes de escolher a melhor solução para si e também para o seu cliente, que espera um serviço intuitivo, seguro e cada vez mais personalizado. Por isso, no momento de fazer a opção pela plataforma de pagamento digital, analise se respondem positivamente a estes itens:

  • Segurança;
  • Integração e compatibilidade da sua rede com o software e-commerce;
  • Os custos: com a taxa de ativação do serviço, a taxa fixa de serviço mensal ou anual, a taxa por transação, as taxas de levantamento e as de estorno;
  • A faturação;
  • A deteção de fraudes.

Depois desta primeira análise, é altura então de se decidir pela melhor solução de pagamento digital para o seu caso em particular. Seja com cartão de débito, de crédito, e-wallet ou MB Way, são várias as ofertas no mercado para rentabilizar o seu negócio, em segurança.

Digital Payments Gateway: só para negócios online

Sistema criado em 2016 pela SIBS, mas não é esta entidade que disponibiliza esta solução diretamente aos comerciantes, fá-lo através dos seus parceiros que são os principais bancos portugueses. Este sistema permite gerir os pagamentos online com todos os principais cartões de débito e de crédito nacionais ou com o MBWay e ainda gera referências Multibanco. Através da Digital Payments Gateway (DPG) pode ainda obter relatórios e fazer uma gestão integrada de pagamentos online e offline. Esta é uma solução dirigida unicamente aos comerciantes com lojas online.

MB WAY, uma solução para cada caso

Se tem uma loja física, o seu terminal de pagamento automático Multibanco apresenta um QR Code que é lido pela app MB Way, realizando o pagamento com toda a segurança. Aqui, só tem de garantir que o seu termina está atualizado.

Se tem uma loja online, o seu site ou app terá de apresentar o MB Way como um dos meios de pagamento possíveis, depois basta fornecer o seu número de telemóvel para que o cliente pague.

Multibanco mPOS, para negócios em movimento

Composta apenas por uma app e um leitor de cartões móvel de débito ou de crédito, esta solução é ideal para comerciantes que pretendem aceitar pagamentos em mobilidade, como entregas ao domicílio ou as feiras. Para que os seus clientes possam escolher a forma como querem pagar, esta plataforma aceita cartões de débito e de crédito dos principais bancos portugueses e ainda o MB Way por QR Code.

PayPal, um dos métodos mais usados no e-commerce

É uma espécie de carteira digital usada para as transações online. Esta app cria uma ponte entre a loja digital e o consumidor, facilitando o processo de pagamento, já que o cliente não tem de fornecer os dados dos seus cartões de débito ou de crédito. Desde os pagamentos à proteção contra fraudes, esta solução permite que o lojista vá de encontro aos seus clientes, estejam eles onde estiverem: online, em movimento ou na sua loja.

CofidisPay, para compras a prestações, sem juros ou encargos

Única no mercado português, esta nova forma de pagamentos digitais permite efetuar compras de pequenos montantes em prestações, sem juros nem encargos. Disponível numa app e 100% digital, facilita o pagamento de compras e serviços, ao mesmo tempo que rentabiliza o seu negócio e fideliza clientes. Saiba mais aqui.

Agora que já conhece algumas das soluções digitais para ver crescer o seu negócio, veja a que melhor se adequa ao seu caso. A comodidade do cliente é também a sua.