Direitos e Deveres

Os seus filhos gostam de ler?

1 min

Plano Nacional de Leitura vai avaliar hábitos dos alunos nas escolas.

Numa era em que os computadores, telemóveis e tablets são cada vez mais atrativos para as crianças e jovens, muitas vezes, os livros ficam para segundo plano. Se não sabe ao certo se os seus filhos gostam de ler, poderá vir a ter essa resposta em breve. O Plano Nacional de Leitura (PNL) vai lançar um estudo para avaliar os hábitos de leitura dos alunos, nas escolas. Segundo o secretário de Estado da Educação, João Costa, os resultados poderão sair no espaço de dois anos.

Em simultâneo, o PNL pretende que os alunos do 2º e 3º ciclo passem “10 minutos a ler” por prazer, sem o caráter de obrigação associado aos trabalhos da escola. Esta iniciativa disponibilizou 70 mil euros para as escolas interessadas em renovar as bibliotecas, de forma a terem títulos que vão ao encontro dos interesses dos alunos. Candidataram-se 200 escolas e foram selecionadas as 70 primeiras que cumpriam as condições exigidas para receber o apoio financeiro como, por exemplo, especificar a lista de livros que pretendiam comprar.

De acordo com a Comissária do Plano Nacional de Leitura, Teresa Calçada, as escolas vão decidir como aplicam a iniciativa “10 minutos a ler”. Podem ceder dez minutos da primeira aula da manhã ou da tarde; durante o recreio; no refeitório, de forma individual ou em grupo. O objetivo é incentivar as crianças a ler e a compreenderem o que leem.

Se quiser investir algum dinheiro do seu bolso em livros, veja as nossas sugestões para fazer boas escolhas. Boas leituras!