Poupar

Os melhores sites para marcar as suas viagens

5 min

Procurar as melhores ofertas de viagens nem sempre é fácil. Entre sites de companhias aéreas, agregadores, agências e sites de hotéis, saiba como ter acesso às melhores oportunidades.

Viajar é, para muitas pessoas, o sonho de toda a vida. São muitos os destinos mas, por vezes, poucas as grandes oportunidades. Mariana Barbosa, 29 anos, jornalista freelancer, garante que as melhores opções estão à distância de um clique. “Há vários anos que trato de todas as minhas viagens sem recorrer a agências. Primeiro, porque sou eu que decido as datas, as companhias, os hotéis onde fico. Depois, porque além dessa flexibilidade, é muito fácil tratar de tudo online. Sites como o booking.com que, além das opções de viagens nos dão feedback de outros viajantes são as grandes mais-valias. Online, temos maior liberdade de escolha”. Sobre os inconvenientes de ter que tratar de tudo, Mariana acrescenta: “Na verdade, poder tratar de tudo é, mais do que uma chatice, a oportunidade de poder prolongar a boa sensação de fazer uma viagem. Em vez das partidas serem no check-in do aeroporto, as viagens começam quando eu as planeio”

Se quer saber tudo sobre preços de viagens e alojamento e perceber quais as melhores alturas para viajar para determinado destino, tome nota destas dicas.

Não se esqueça que primeiro deve ter em conta quanto quer gastar para, depois, decidir até onde quer ir e quanto tempo pode ficar. Sempre que queira ir de férias para longe - ou, pelo menos, para um destino que exija viagens de avião - tenha em conta os seguintes passos.

Para marcar avião

Há cada vez mais oferta: todas as companhias aéreas têm sites próprios e as low-cost têm-se tornado as preferenciais na hora de viajar.

A partir de Lisboa, as opções passam pela Vueling (voa para Barcelona, Bruxelas, Ibiza e Paris), EasyJet (voa para Amesterdão, Londres, Luxemburgo, Lyon, Basel, Berlim, Bilbao, Bordeus, Bristol, Genebra, Liverpool, Londres, Madeira, Madrid, Milão, Nice e Paris) e, mais recentemente, pela Ryanair (que voa para Dublin, Manchester, Londres, Bruxelas, Paris, Bremen, Eindhoven, Frankfurt, Dole, Milão, Pisa, Marselha e Roma).

Do Porto, as opções são as mesmas: a EasyJet (voa para Basel, Genebra, Londres, Lyon, Paris e Toulouse), a Vueling (voa para Barcelona, Bruxelas e Paris) e a Ryanair com a maior oferta nacional a partir do Porto, com voos para 31 destinos internacionais que incluem cidades como Masstricht, Roma, Bolonha, Valência, Lille e Dublin.

Além das companhias low-cost, muitos são os agregadores e motores de busca de viagens de avião que ajudam a descobrir as melhores oportunidades e facilitam a tarefa de comparação de preços.

Outras opções são a Transavia e a alemã German Wings. Os sites das companhias aéreas são uma forma mais simples e prática de conseguir reservar as suas viagens, apesar de em termos logísticos não ser tão flexível: ida e volta têm de ser marcadas na mesma altura (com escalas incluídas), sem que possa haver alterações ao percurso (sob pena de ter de pagar taxas adicionais). O site Skyscanner inclui a possibilidade de pesquisar e comparar viagens para mais de seis mil rotas e através de mais de 600 companhias aéreas.

Dentro das companhias aéreas nacionais, a TAP oferece a oportunidade dos clientes participarem em leilões, sem dia e hora marcados, e licitarem viagens. A base de licitação é de 0 euros.

Para escolher alojamento

No Booking.com, um dos sites mais consensuais na hora de escolher um hotel para a sua viagem, encontra mais de 505 mil hotéis para reservar em vários pontos do mundo (sem taxas), muitos deles com preços vantajosos. Além da diversidade, o site permite filtrar as buscas por critérios como preço, tipo de hotel e ainda pela avaliação de antigos hóspedes.  Os reviews são uma das suas grandes mais-valias. Dentro da mesma lógica existem o Trivago (com mais de 700 mil hotéis em todo o mundo em mais de 200 sites de reservas) e, num registo mais económico, o Hostel World, um motor de busca para hostels a nível mundial. O Trip Advisor acrescenta valor porque, para além de permitir a marcação de alojamento, dá a oportunidade de marcar restaurantes nos países de destino.

Se precisar de ficar a dormir em aeroportos tem no site Sleeping Airports o guia ideal, que até inclui tops dos melhores aeroportos para passar a noite.

Outras opções de alojamento menos tradicionais são os sites Airbnb e HomeAway, que permitem o aluguer de apartamentos em centenas de cidades de todo o mundo e incluem filtros de preço, localização e reviews.

Agregadores

Além dos sites das agências que possuem os tradicionais pacotes de viagens que integram, além do avião, a possibilidade de reservar alojamento e transportes, entre outras facilidades, há agregadores que juntam todas estas valências em apenas um site.

No eDreams, além de compras de voos, pode adquirir pacotes "voo+hotel" de maneira a facilitar a procura de alojamento nos locais de destino. Dentro da mesma lógica, existe a mesma opção em sites como o Rumbo, o Expedia (sobretudo para destinos norte-americanos e viagens em cruzeiros) ou a Logitravel, uma agência de viagens online.

No Kayak, os utilizadores podem comparar as melhores ofertas de viagens, entre centenas de sites. Além deste tipo de pesquisa, o Kayak gere e sincroniza planos de viagem, permitindo definir alertas por email.

O site Backroads é uma alternativa diferente: inclui opções de viagens de bicicleta, aventuras em família ou caminhadas a pé, nos cinco continentes.

No Minube, além de poder escolher a sua viagem pode conhecer a experiência de outras pessoas que fizeram o mesmo roteiro. O site inclui informação de mais de 180 países e 15 mil cidades em todo o mundo.

Por fim o site da Hipmunk permite encontrar bilhetes de avião e, ao mesmo tempo, procurar pelo hotel mais adequado às suas necessidades. As referências são associadas às críticas do Tripadvisor.

Planear uma viagem à sua medida e das suas necessidades exige que dedique algum do seu tempo, para perceber todas as opções e escolher com base no orçamento que determinou previamente. Com todas estas opções, a sua próxima viagem será mais fácil de planear e, vai ver até conseguirá poupar no roteiro.

 

Artigos relacionados: