Poupar

Oriente-se pelo mapa sem precisar de estar ligado à rede

1 min

Vai viajar e quer definir percursos para não se perder? Com a nova atualização do Google Maps pode descarregar mapas e navegar sem estar ligado à Internet.

Um dos problemas na utilização do GPS é que consome dados móveis. Mas a mais recente atualização do Google Maps pode ajudar a superar o problema. Disponível para dispositivos Android e iOS, a nova ferramenta permite usar muitas das opções online em modo offline. Traça percursos e dá orientações, sem necessitar de aceder à Internet. Um alerta: os mapas têm de ser actualizados todos os meses a fim de garantir que qualquer mudança na zona catalogada fica gravada no dispositivo.  

Há ainda um dado a reter. Se o mapa offline expirar em menos de 15 dias, por exemplo, o Google Maps tentará fazer a atualização assim que o utilizador se ligar a uma rede Wi-Fi.

Esta aplicação é fácil de utilizar. Antes da viagem, basta descarregar para o telemóvel o mapa da área que vai visitar. Se viajar pela Europa, terá de fazer o download de vários mapas. A aplicação consegue sobrepor todos e calcular os percursos com base no cruzamento das informações.

A anterior versão do Google Maps já permitia descarregar mapas, até 24 megabytes (MB). A novidade, agora, está na dimensão, porque é possível documentos de dimensão mais elevada, até 1,5 gigabytes por mapa.

Outra mais valia desta versão está no facto de se poder obter rotas com o passo-a-passo, pesquisar destinos específicos e encontrar informações úteis sobre locais, como horários de funcionamento, informações para contato e avaliação dos outros utilizadores.

O Google Maps offline ganha maior dimensão e importância, quando se viaja para locais com rede fraca. A desvantagem está no espaço que a informação ocupa no telemóvel.