Direitos e Deveres

Orçamento Participativo Jovem: candidaturas encerram a 29 de outubro.

1 min

A iniciativa é pioneira a nível mundial e desafia cidadãos entre os 14 e os 30 anos a apresentar e decidir projetos de investimento público, no valor total de 300 mil euros.

“A tua participação é importante! Não fiques de fora!” É esta a mensagem do Governo para atrair os jovens a fazerem parte do Orçamento Participativo Jovem, um processo de participação democrática no âmbito do qual os cidadãos com idades entre os 14 e os 30 anos, podem apresentar e decidir projetos de investimento público.

A iniciativa foi lançada a 4 de outubro, tem um orçamento global de 300 mil euros para distribuir pelas melhores ideias e conta já com 45 propostas nas áreas temáticas definidas: desporto inclusivo, educação para as ciências, inovação social ou sustentabilidade ambiental.

Se és jovem e estás a ler isto, agarra esta oportunidade única. Tens até 29 de outubro para apresentar uma proposta de investimento público, que beneficie mais do que um município e que respeite o montante máximo de 75 mil euros por projeto. 

Encontra neste artigo mais informação sobre o assunto. Aqui ficarás a saber mais sobre os critérios para a apresentação de uma proposta.

Concorrer, é fácil. Basta apresentar uma proposta online, na página opjovem.gov.pt, ou presencialmente, nos serviços do Instituto Português do Desporto e da Juventude.

Não te atrases. Marca na agenda: 29 de outubro. E boa sorte.