Poupar

Onde estão as comissões bancárias mais baixas?

2 min

O comparador de comissões bancárias, lançado em 2018 pelo Banco de Portugal, veio ajudar a resolver, de forma fácil, algumas das grandes dúvidas dos clientes: quanto é que pagam de comissões no banco? E onde é que podem pagar menos pelos mesmos serviços?

Data de publicação 2021 M03 26

Esta funcionalidade do portal do cliente bancário continua a permitir aos consumidores comparar de forma simples e rápida as comissões praticadas em 93 serviços. No entanto, em vez de 200 bancos, agora são 123 as instituições de crédito que operam em Portugal que estão disponíveis no comparador.

O que pode comparar?

A ferramenta do BdP permite comparar as comissões máximas associadas aos seguintes serviços:

- Custos de manutenção de uma conta de pagamento com características simples, como uma conta de depósito à ordem

- Custos de manutenção de contas pacote subscritas em conjunto com outros produtos e serviços

- Custos associados à disponibilização de cartões de débito e crédito

- Custos de cartões de crédito privativos – usados apenas em determinados espaços comerciais

- Custos pelo levantamento de numerário

- Custos com cash advance

- Custos dos cheques

- Custos das transferências bancárias

Como comparar?

Pode analisar os custos dos serviços de uma instituição financeira em particular, ou comparar vários serviços em todas as instituições. Depois pode ver os resultados pelas comissões mais altas ou mais baixas e ainda haverá a possibilidade de exportar e guardar a informação que lhe interessa.

Qual é a utilidade deste comparador?

Esta funcionalidade é especialmente importante numa altura em que os bancos estão a subir as comissões de forma generalizada (salvo raras exceções) e em que é muito difícil - até para um especialista - comparar custos entre instituições de crédito, serviços que prestam e produtos que oferecem. Este comparador poderá resolver esse problema e ajudar os consumidores a estar mais bem informados e a poupar uns valentes euros em comissões.

Onde estão as comissões zero?

Partimos de dois exemplos de serviços bancários e utilizámos o comparador para descobrir que bancos não cobram qualquer comissão pela manutenção de uma conta de serviços mínimos bancários e pela disponibilização de um cartão de débito. E há algumas diferenças em relação aos resultados de há alguns anos:

  1. Manutenção de conta de serviços mínimos bancários. Estes são os bancos que não cobram qualquer comissão: o ActivoBank, o Banco CTT e o Banco Atlântico Europa.
  2. Comissão de disponibilização de um cartão de débito. São apenas dois os bancos que não cobram qualquer valor por disponibilizar um cartão de débito: o ActivoBank e a SFS - Financial Services.

São apenas dois exemplos ilustrativos. Com a ajuda do comparador do BdP poderá comparar todo o tipo de serviços bancários. Os valores comparados contemplam apenas a informação disponível, à data, no comparador e já incluem os impostos.

Experimente, mas antes veja aqui porque vale a pena ter uma conta de serviços mínimos bancários. E, se vai fechar uma conta para abrir uma de serviço mínimos, fique a saber que pode pedir a devolução da anuidade do cartão.