Poupar

Onde estão as comissões bancárias mais baixas?

2 min

O Banco de Portugal lançou um novo comparador de comissões bancárias que traz a resposta para aquilo que todos queremos saber: que bancos praticam as comissões mais baixas.

Sabe quanto paga de comissões no seu banco? E melhor: quer saber onde pode pagar menos pelos mesmos serviços? Já pode ter resposta a estas e muitas outras perguntas, com o novo Comparador de Comissões lançado pelo Banco de Portugal (BdP).

A nova funcionalidade do portal do cliente bancário permite agora aos consumidores comparar de forma simples e rápida as comissões praticadas em 93 serviços prestados por 200 instituições de crédito que operam em Portugal.

O que pode comparar? - Custos de manutenção de uma conta de pagamento com características simples, como uma conta de depósito à ordem - Custos de manutenção de contas pacote subscritas em conjunto com outros produtos e serviços - Custos associados à disponibilização de cartões de débito e crédito - Custos de cartões de crédito privativos – usados apenas em determinados espaços comerciais - Custos pelo levantamentos de numerário - Custos com cash advance - Custos dos cheques - Custos das transferências bancárias

Como comparar? Pode analisar os custos dos serviços de uma instituição financeira em particular, ou comparar vários serviços em todas as instituições. Depois pode ver os resultados pelas comissões mais altas ou mais baixas e ainda haverá a possibilidade de exportar e guardar a informação que lhe interessa.

Qual é a utilidade deste comparador? Esta funcionalidade é especialmente importante numa altura em que os bancos estão a subir as comissões de forma generalizada (salvo raras exceções) e em que é muito difícil - até para um especialista - comparar custos entre instituições de crédito, serviços que prestam e produtos que oferecem. Este comparador poderá resolver esse problema e ajudar os consumidores a estar mais bem informados e a poupar uns valentes euros em comissões.

Exemplos: onde estão as comissões zero?

Partimos de dois exemplos de serviços bancários e utilizámos o comparador para descobrir que bancos não cobram qualquer comissão pela manutenção de uma conta de serviços mínimos bancários e pela disponibilização de um cartão de débito. Partilhamos consigo as nossas conclusões,

1. Manutenção de conta de serviços mínimos bancários. Os seguintes bancos não cobram qualquer comissão: ACTIVOBANK, BPI, CTT, BNI e Banco do Brasil.  

2. Comissão de disponibilização de um cartão de débito. Não cobram qualquer valor por disponibilizar um cartão de débito: ACTIVOBANK, CTT e BNI.

São apenas dois exemplos ilustrativos. Com a ajuda do comparador do BdP Poderá comparar todo o tipo de serviços bancários. De realçar que nem todos os bancos disponibilizaram, até ao momento, informação. Os valores comparados contemplam apenas a informação disponível, à data, no comparador.

Experimente e tire as suas próprias conclusões.