Poupar

O que fazer 15 minutos antes de uma entrevista de emprego?

2 min

Os minutos que antecedem uma entrevista de emprego podem ser angustiantes e de muita ansiedade. Mas se souber exatamente o que fazer com eles, vai transformar fraquezas em forças.

Tags

    São conselhos de especialistas que podem ajudá-lo a superar uma das provas mais desafiantes para quem está no mercado de trabalho: a entrevista de emprego. Diz quem sabe que aqueles 15 minutos antes podem ser a diferença entre sobressair ou cair no esquecimento, entre ganhar ou perder. Preparado?

    1. Chegue cedo, mas não cedo demais

    Há poucas coisas piores do que chegar atrasado a uma entrevista de emprego. No entanto, também não é aconselhável chegar cedo demais, para não demonstrar ansiedade da sua parte e para não colocar pressão sobre o entrevistador. O conselho é: chegue ao local da entrevista com tempo, mas entre apenas com dez minutos de antecedência.

    2. Seja simpático e educado com todos

    A partir do momento em que entra no local da entrevista de emprego, lembre-se de ser simpático e educado com todos os funcionários com que se cruzar: porteiros, seguranças, rececionistas, secretárias. É muito provável que estes sejam depois questionados sobre o seu comportamento.

    3. Quer ser lembrado por quê?

    Esta é uma questão que deve levar preparada. O que é que você tem que nenhum outro candidato tem? A pergunta talvez seja exagerada, mas a ideia é que consiga focar-se numa ou em duas coisas que fazem de si o candidato mais forte para a posição a que se candidata. No fundo, trata-se de focar nos temas pelos quais quer ser lembrado pelo seu entrevistador. Foque-se nesses pontos, introduza-os na entrevista de forma inteligente e crie impacto.

    4. Não decore respostas

    Uma entrevista de emprego é uma conversa. Quer isto dizer que é importante saber de cor o seu percurso profissional, as funções que exerceu, que competências ganhou ao longo da vida ou quais foram as vitórias e as derrotas. No entanto, não deve ter o discurso ensaiado ao ponto de não conseguir improvisar uma conversa de uma forma natural, temperada com espontaneidade e autenticidade.

    5. Respire

    É científico. Respirar fundo acalma mesmo. Se souber fazê-lo corretamente, os resultados podem aparecer em apenas dez minutos. Há muitas técnicas, mas os especialistas dizem que basta contar a respiração e o corpo acalmará quase de forma imediata.

    6. Mantenha uma boa postura

    Foque-se na postura corporal. O desafio é conseguir manter-se direito na cadeira, de cabeça erguida, transmitindo segurança e confiança, sem estar demasiado rígido. O corpo deve estar ligeiramente inclinado para a frente, demonstrando atenção e alguma proximidade. Pontue algumas ideias com gestos, sem exageros. O contacto visual é importante. O sorriso é um pormenor que pode fazer toda a diferença.

    7. Reveja as anotações

    Evite ver notícias, consultar o e-mail ou as redes socias nos minutos anteriores à entrevista. Pode cruzar-se com alguma informação que o desconcentre e desfoque do essencial. No limite, passe os olhos pelas ideias essenciais que quer deixar na entrevista de emprego.

    8. Olhe-se ao espelho

    Basta um minuto. Antes de entrar na sala da entrevista, olhe-se ao espelho, certifique-se de que está tudo bem com a sua imagem. Vá confiante e positivo.

    Boa sorte.