Poupar

O passe único está a chegar: 5 respostas

1 min

Começam a ser vendidos em 26 de março. Saiba como vão funcionar os novos passes para a área metropolitana de Lisboa.

Lisboa vai ter novos passes e novos tarifários que podem permitir poupanças de até 120 euros às famílias, garante o Governo.

Como se vão chamar os passes? São dois. Um é o “Navegante Metropolitano” e outro é o “Navegante”.

Onde se podem usar e quanto custam? Com o “Navegante Metropolitano”, o novo passe para o metropolitano, vai ser possível percorrer todos os 18 municípios da região de Lisboa pelo valor de 40 euros por mês.

O “Navegante”, o novo passe municipal, vai ser válido para todos os transportes da área metropolitana de Lisboa e o custo será de 30 euros.

E as famílias têm descontos? Sim e podem ser expressivos. Na prática, quanto maior o agregado familiar, maior a poupança. Isto porque haverá um passe único para as famílias independentemente do número de elementos. E o preço do passe nunca ultrapassará o valor conjunto de dois passes. Os descontos dependem do tipo de passe que as famílias precisam de usar. Famílias que vivem em Lisboa pagarão 60€, o valor de dois passes “Navegante”. Famílias que vivem fora de Lisboa pagarão 80€, o valor de dois passes “Navegante Metropolitano”.

Qual é a validade? Aqui há uma mudança significativa. Antes os passes tinham a validade de 30 dias a contar a partir do dia em que eram subscritos. Os novos passes têm subscrição mensal e são válidos até ao fim do mês em que são carregados.

Quando entra em vigor? Os novos passes entram em vigor em 26 de março. Se tiver o Lisboa VIVA, deve saber que o cartão se mantém o mesmo.