Poupar

O meu filho é traquina: devo contratar um seguro de responsabilidade civil?

2 min

Se tem um filho pequeno irrequieto, saiba que pode evitar despesas inesperadas, prevenindo-se em caso de danos contra terceiros.

Quem tem filhos, pode ter sarilhos. Não são raras as situações em que os pequenos mais irrequietos e traquinas causam estragos na rua, num supermercado ou na casa de um amigo, obrigando os pais a gastos adicionais.Para precaver esses prejuízos, causados a terceiros, existem soluções como o seguro de responsabilidade civil familiar. Saiba, neste artigo, o que é e como funciona.

O que é?

O seguro de responsabilidade civil familiar é o seguro que garante indemnizações a terceiros, por danos causados pelos seus filhos e por si, sejam lesões corporais ou materiais.

Quem garantem e o que garantem?

Crianças: Danos causados pelo seu filho ou por qualquer criança que lhe esteja confiada. Situações como vidros partidos, um jogo de futebol que correu mal, um dano na propriedade do vizinho do andar de baixo, são exemplos de situações imprevistas em relação às quais pode prevenir-se com um seguro deste tipo.

Agregado familiar: A maior parte das apólices estende a cobertura aos membros do agregado familiar que vivam com o segurado, isto é: irmãos, tios, sobrinhos, desde que vivam em economia comum.

Empregados domésticos: os prejuízos causados pelos empregados domésticos que prestam um serviço em casa do segurado também estão garantidos na maior parte destes seguros.

Animais de companhia: Danos provocados por cães, gatos, aves e animais de quintal estão garantidos neste tipo de seguros, que excluem animais considerados perigosos ou potencialmente perigosos.

Há, ainda, seguradoras que incluem danos contra imóveis, prejuízos decorrentes da prática de um desporto amador ou, ainda, acidentes fora do país.

Custos?

Depois de várias simulações é possível concluir que este é um produto de baixo custo. O preço da apólice varia de seguradora para seguradora e de banco para banco, mas ronda os 20 euros anuais, para um limite de indemnização de 50 mil euros. Para um capital seguro de 100 mil euros, o custo andará entre 30 e 60 euros.  

Antes de subscrever

Quando escolher o seguro de responsabilidade civil familiar, verifique se já tem as mesmas coberturas noutro seguro. A apólice de responsabilidade civil familiar já é coberta noutros produtos, como o seguro multirriscos que está associado ao crédito à habitação, seguros associados ao cartão de crédito ou seguros de viagem. Por isso, faça esse exercício antes de contratar o seguro, para evitar duplicar encargos.

Dica importante

É importante referir que, cada seguro, é um seguro. As condições, as coberturas, os preços e as exclusões variam de seguradora para seguradora.  Acresce que, cada um dos contratos, pode ser negociado e personalizado de acordo com os objetivos do cliente. Este é, portanto, o caso de um artigo que não dispensa (mesmo) a consulta de informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.

Em todo o caso, há vantagens que parecem ser universais neste tipo de seguro: é fácil de contratar, tem custos relativamente baixos e é uma boa solução para pais com filhos irrequietos.

Os imprevistos acontecem. Antecipe-se.