Dinheiro

Novas notas de 100 e 200€: atenção às burlas

1 min

As novas notas de 100 e 200 euros entraram esta terça-feira em circulação. Banco de Portugal, PSP e GNR já alertaram: tenha cuidado para não ser enganado. Saiba como pode prevenir-se.

Têm a mesma cor, mas são mais pequenas e têm novos elementos de segurança. As novas notas de 100 e 200 euros entraram em circulação esta terça-feira e tanto o Banco de Portugal como as forças de segurança já fizeram vários alertas. Dizemos-lhe o que deve ter em atenção para não ser burlado.

  • As notas antigas (da primeira série) de 100 e 200€ mantêm o valor e podem continuar a ser utilizadas

  • Não é necessário trocar as notas antigas pelas novas

  • Ninguém – seja Polícia ou funcionários do Banco de Portugal - está autorizado a trocar notas porta a porta. Se alguém o abordar nesse sentido, faça queixa às autoridades.

As novas notas têm elementos de segurança que atestam que são verdadeiras. Segundo o Banco de Portugal, pode distingui-las através do método “tocar, observar e inclinar”. Estas são as características que fazem a diferença:

  • Têm menos cinco milímetros de altura do que as notas antigas. O comprimento é igual. Passam a ter o mesmo tamanho das notas de 50 euros.

  • Têm um holograma-satélite na parte superior da banda prateada com pequenos símbolos do euro que se movem em torno dos algarismos do valor da nota. Estes símbolos tornam-se mais nítidos quando são expostos a luz direta.

  • Têm um número esmeralda melhorado A banda prateada tem também um retrato da Europa (figura mitológica grega que deu origem ao nome do continente europeu), o motivo arquitectónico e um símbolo do euro de grande dimensão.

  • As notas de 100 continuam a ser verdes e as de 200 amarelo torrado

Com a entrada em circulação das novas notas de 100 e 200 euros fica concluída a implementação da série Europa, que começou em 2013.