Poupar

Novas caixas automáticas: Multibanco, ATM, Euronet

3 min

Destinam-se sobretudo a estrangeiros, mas podem ser utilizadas por cidadãos nacionais. Saiba que cuidados deve ter com os novos terminais.

Data de publicação 2017 M04 4

Há muito que, para os portugueses, “Multibanco” é sinónimo de caixa automática. Na realidade, o termo "multibanco" é o nome pelo qual são conhecidas as caixas automáticas da rede SIBS. A empresa ainda lidera o mercado português, mas já tem concorrência.

 

Em 2015, a Euronet Worldwide, fundada na Hungria há mais de duas décadas, aproveitou o crescimento do turismo para entrar em Portugal. Desde que iniciou a atividade em território nacional, instalou várias caixas automáticas, a maioria concentrada nas zonas de maior afluência turística – áreas metropolitanas de Lisboa, Porto e Algarve.

 

Não querendo ficar para trás neste sector de negócio, a SIBS decidiu disputar o negócio dos turistas estrangeiros. Como tal, lançou a ATM Express durante a Web Summit, que decorreu em Lisboa entre 7 e 10 de Novembro de 2016. Estas caixas ATM Express, são "irmãs" das tradicionais caixas automáticas Multibanco, mas têm o mesmo fim que as caixas da empresa concorrente. Tendo em conta o pressuposto de que os cidadãos estrangeiros encontram no Multibanco uma série de operações de que não necessitam, o serviço nos novos terminais foi simplificado.

 

O acesso ao ATM Express pode ser feito com qualquer tipo de cartão, estando disponível o sistema Dynamic Currency Conversion (DCC), que permite a utilizadores que tenham uma moeda diferente do euro o acesso ao câmbio oficial.

 

A quem se destinam as novas caixas automáticas “multibanco”?

 

A todos os cidadãos, nacionais ou estrangeiros. Pelo facto de terem como alvo preferencial os turistas, ambos os tipos de caixa apresentam menos operações do que o Multibanco comum. Basicamente, o sistema foi simplificado, uma vez que os estrangeiros recorrem às caixas automáticas essencialmente para levantarem dinheiro.

 

Quais as diferenças das operações disponibilizadas pelas caixas ATM Express e Euronet Worldwide?

 

As caixas automáticas da Euronet disponibilizam três tipos de operações: transferências, sistema de pré-pagamentos e levantamentos.

 

Já os terminais ATM Express, disponibilizam apenas os serviços de levantamento e consultas de saldo e de movimentos.

 

Se levantar dinheiro numa das novas caixas automáticas vai pagar comissão?

 

Existem cartões de crédito onde pagará comissões se fizer o levantamento a crédito, independentemente da máquina que utilizar. Ao optar pelo cash advance deve saber que a comissão cobrada pelo banco inclui um valor fixo por operação e uma percentagem pelo montante que ficou disponível.

 

Se o levantamento for feito a débito, não haverá lugar ao pagamento de qualquer comissão.

 

Na rede de caixas automáticas Multibanco, numa operação de levantamento de dinheiro, este tipo de cartão assume apenas a função de débito e a operação fica isenta de qualquer comissão. No caso da rede estrangeira, a função de crédito é ativada por defeito e, assim, surge o pagamento de comissões. Por isso, deve ficar atento, esteja com atenção à modalidade do cartão que fica ativa na hora de fazer o levantamento.

 

Que cuidado especial deve ter ao utilizar as caixas ATM Express ou Euronet?

 

Primeiro, deve saber se o cartão bancário que utiliza em levantamentos nas caixas ATM é dual ou não. Deve verificar que seleciona previamente a opção de levantamento a débito, para evitar fazê-lo a crédito e assim pagar comissões de cash advance. Os valores a pagar são definidos pela entidade que emite o seu cartão, ou seja, o seu banco ou financeira à qual tem o seu cartão associado.

 

Como distinguir as caixas automáticas Multibanco das ATM Express, se pertencem à mesma empresa?

 

Para se distinguirem das tradicionais caixas automáticas Multibanco, os novos terminais ATM Express são cor de laranja.

Compras Online

Cada vez mais portugueses optam por comprar online. Mas será que está a par de como fazer? Ou que risco pode evitar? Mostramos como fazer compras em segurança e ainda como pode poupar nas compras online.

Saiba como se proteger de uma fraude com cartões bancários

Investimentos

Saiba como se proteger de uma fraude com cartões bancários

4 min
Utilize cartões pré-pagos para gerir o orçamento

Poupar

Utilize cartões pré-pagos para gerir o orçamento

2 min
Dicas para fazer compras online

Poupar

Dicas para fazer compras online

3 min
Compras pela Internet: tem 14 dias para mudar de ideias

Direitos e Deveres

Compras pela Internet: tem 14 dias para mudar de ideias

1 min
Fazer compras online mais seguras

Poupar

Fazer compras online mais seguras

2 min
Aproveite os saldos e compre "online"

Poupar

Aproveite os saldos e compre "online"

2 min