Poupar

Navegue de borla, dentro e fora do país.

2 min

O Google Maps permite a navegação offline, tal como estivesse a usar a Internet. É fácil, gratuito e muito útil, sobretudo se estiver no estrangeiro. Antes de ir de férias, saiba como navegar sem fronteiras, sem gastar dados móveis.

Data de publicação 2017 M07 5

Diz um estudo recente, publicado na conceituada revista científica Nature, que usar o GPS para orientação "desliga" algumas áreas do cérebro ligadas à memória, ao planeamento e à tomada de decisão. O que é certo é que os mapas estão presentes na vida de grande parte das pessoas, sobretudo dos condutores. Habituámo-nos tanto a navegar em modo automático que chegamos a usar os mapas online até mesmo para irmos a locais que já conhecemos.

O Google Maps é uma das aplicações mais populares em todo o mundo. Onde quer que estejamos, traça percursos e dá orientações, facilitando o caminho até ao próximo destino. Além de nos orientar, permite-nos poupar tempo. Se é uma ferramenta útil no dia-a-dia, mais vantajosa ainda se torna quando vamos de férias para destinos que não conhecemos.

Já percebeu, pelo título, que é possível usar o Google Maps no telemóvel sem gastar dados móveis, dentro ou fora do País. Mesmo sem ligação à Internet, a app funciona como se estivesse em modo online. Esta funcionalidade está disponível para dispositivos Android e iOS. Resta saber como tirar partido dela. É simples:

  • Antes da viagem, descarregue para o telemóvel o mapa da área que vai visitar.
  • Na aplicação Google Maps, clique em "definições" e procure "áreas offline". É aqui que pode aceder à lista de mapas e criar mapas novos. Para tal, selecione a área pretendida e clique em “transferir”.
  • Se viajar por uma zona extensa, como vários países da Europa, terá de fazer o download de vários mapas. A aplicação encarrega-se de sobrepor os mapas e cruzar as informações.
  • Tenha em atenção que poderá ter de libertar algum espaço no telemóvel.

O Google Maps offline é também útil quando está ou passa por zonas em que a receção da rede está fraca, porque muda automaticamente para o modo offline. Quando não está ligada à Internet, a app indica a distância e o tempo estimado. A única coisa que não faz é considerar o estado do trânsito.

Os mapas offline têm uma validade de 30 dias a partir da data de download. Se quiser continuar a usá-los após esse prazo, deve fazer a atualização mensal. Caso contrário, pode apagá-los na área offline, para não estarem a ocupar espaço sem necessidade.

 

Recibos Verdes e Trabalhadores Independentes

Para saber como funcionam os recibos verdes, quais as suas novas regras, ou todas as características de um regime de trabalhador independente, consulte os artigos desta página.

Está a trabalhar a recibos verdes? Conheça os seus direitos

Impostos

Está a trabalhar a recibos verdes? Conheça os seus direitos

2 min
Vantagens e desvantagens do regime simplificado e contabilidade organizada

Impostos

Vantagens e desvantagens do regime simplificado e contabilidade organizada

2 min
O IVA nos recibos verdes

Impostos

O IVA nos recibos verdes

4 min
Segurança Social de Trabalhadores Independentes: contribuições e isenções

Impostos

Segurança Social de Trabalhadores Independentes: contribuições e isenções

1 min
Trabalhador a recibos verdes: como conseguir crédito?

Crédito

Trabalhador a recibos verdes: como conseguir crédito?

1 min