Poupar

Música online, sem pagar e sem descarregar

3 min

Se procura uma boa biblioteca, gratuita, sem ter de descarregar as músicas, encontra várias opções neste artigo. Saiba qual é melhor site de streaming de música, para si. Ora oiça.

Há cada vez mais serviços que permitem ouvir música online através de streaming, sem ter de descarregar álbuns ou músicas que ocupam memória nos dispositivos. No entanto, não é possível dizer que há um serviço melhor do que o outro. O que há é um serviço que se adequa melhor ou pior aos gostos e às necessidades de cada utilizador.

Antes de escolher o serviço ideal para si, deve ter em conta seis questões:

  1. Que música está disponível no catálogo?
  2.  Quais são as condições técnicas em que se faz o streaming?
  3. O serviço é totalmente gratuito ou oferece um período experimental antes da subscrição mensal?
  4. Há planos familiares ou descontos especiais para estudantes?
  5. O serviço está disponível no seu país?
  6. Também é possível carregar e armazenar a sua música?

Encontre aqui a sua resposta e a melhor plataforma para si:

Apple Music – O melhor catálogo

O serviço de streaming da Apple é um dos maiores e mais extensos catálogos de música, com mais de 40 milhões de faixas. A Apple Music permite descarregar canções, álbuns e playlists e ouvi-los com ou sem ligação à internet. Os assinantes acedem ao acervo do Apple Music pelo iCloud, ou seja, não precisam de ocupar memória nos dispositivos. E mesmo quando estão offline, é fácil encontrar e ouvir todas as músicas descarregadas. É claro que isto tem um preço. Depois do período experimental gratuito de três meses, a subscrição é paga. O valor é 6,99 euros mensais.

Spotify – A maior comunidade com quem partilhar música

Se quer estar numa plataforma onde estão os seus amigos e conhecidos, provavelmente, este é o sítio certo. O Spotify tem 100 milhões de utilizadores ativos mensalmente, dos quais 30 pagam para utilizar o serviço. Com mais de dois milhões de artistas e 30 milhões de canções, é aqui que vai encontrar algumas das playlists mais elogiadas, criadas para festas, exercício físico, e muitas das ocasiões do quotidiano. No entanto, só pode descarregar as playlists para ouvir em modo offline se tiver uma conta premium, o que custa 6,99€ por mês. A boa notícia é que, se preferir, pode continuar com o serviço gratuito, por tempo ilimitado.

Deezer – A melhor interface para o utilizador

Esta plataforma de música global permite escolher playlists de uma biblioteca gigante, com mais de 40 milhões de faixas. O serviço de streaming de músicas Deezer está disponível no telemóvel, no tablet ou no computador. O utilizador consegue ouvir música em todos os dispositivos, mesmo que esteja sem acesso à internet, uma vantagem face a outras plataformas. No entanto, isso só é possível no plano pago. Se optar pelo serviço gratuito, seis meses depois, está limitado a duas horas de música por dia.

Tidal – A melhor qualidade de som

Aqui, o que fala mais alto é a qualidade. O serviço de streaming fundado por Jay Z, em conjunto com um grupo de músicos, permite ouvir e descarregar música com compressão lossless, o que significa que a música não perde qualidade relativamente a um ficheiro comprimido. A plataforma Tidal disponibiliza, ainda, vídeos em alta resolução e textos de autor, na área musical. Claro está que, a qualidade do som, da imagem, e da escrita, têm de ser pagos. Para usufruir dela no máximo esplendor, depois do período gratuito, tem de contratar o serviço premium, que custa mensalmente 13,99 euros.

Jango – Um dos melhores gratuitos

Plataforma de rádio online, simples e fácil de usar, personalizável, para que todos possam ouvir a música que mais gostam. É uma boa alternativa para quem procura um serviço totalmente gratuito, livre de mensalidades e uso de cartões de crédito. Tem muita variedade musical e quase não tem interrupções de publicidade.

Last.FM – Todas as plataformas numa só

A Last.FM é uma rede social de música e junta, numa só plataforma, todas as anteriores e muitas mais. Na prática, esta plataforma consegue rastrear e compilar todas as suas tabelas de artistas, álbuns e faixas - em serviços tão variados como o Google Play, SoundCloud, Spotify, Deezer e muitos outros – e junta tudo, num só local.

Agora que já conhece as várias opções, clique, navegue e use o período experimental, antes de decidir fazer qualquer subscrição.