Mostra vídeos aos seus filhos no telemóvel ou tablet? Não faça isso.
Muitos pais mostram vídeos aos filhos no telemóvel ou tablet para entretê-los, acalmar uma birra ou, até, à hora da refeição. Mas não devem. O alerta é da Organização Mundial da Saúde.
Data de publicação 2019 M06 18
Já se sabe que os miúdos gostam de desenhos animados e, às vezes, alguns minutos em frente a um ecrã têm um resultado milagroso e facilitam a vida de muitos pais. Mas é um mau hábito, que pode afectar o desenvolvimento físico e cognitivo da criança, principalmente, se ainda for muito pequena. O aviso é feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) num estudo que aponta ainda recomendações sobre atividade física e qualidade do sono das crianças até aos cinco anos.
Principais recomendações
Bebés com menos de 1 ano
Não devem ver vídeos em qualquer tipo de ecrã seja televisão, telemóvel ou tablet. Em vez disso, leia histórias aos seus filhos.
Para serem ativos, devem passar o máximo de tempo possível a brincar, de preferência, através de jogos interativos e no chão. Os que ainda não conseguem andar ou gatinhar devem ser colocados de barriga para baixo, durante 30 minutos, várias vezes por dia.
Também não devem estar presos mais de uma hora seguida, por exemplo, em carrinhos de bebé, cadeiras ou nas costas dos pais
Dos 0 aos 3 meses de idade devem dormir 14 a 17 horas por dia e, dos 4 aos 11 meses, entre 12 a 16 horas
Crianças entre 1 e 2 anos de idade
Até 1 ano de idade, a OMS recomenda que fiquem longe dos ecrãs. A partir dos 2 anos, podem ver uma hora por dia. Mas quanto menos, melhor.
Devem ter três horas diárias de atividade física, mas não tem de inscrever os seus filhos na ginástica se não quiser. Aposte em jogos e brincadeiras.
Também não devem estar presos mais de uma hora seguida nem sentados durante muito tempo.
Idealmente, devem dormir 11 a 14 horas, com períodos regulares de sono e de despertar, incluindo sestas
Crianças entre 3 e 4 anos de idade
Desenhos animados, filmes e jogos de vídeo já não são tão proibidos, mas, de preferência, evite
A atividade física mantém-se nas três horas por dia, mas, pelo menos, durante uma hora, deve ser mais intensa. Experimente fazer uma corrida com o seu filho, brincar à apanhada ou algo que o faça mexer-se.
Não devem estar parados ou sentados mais do que uma hora seguida
O tempo de sono recomendado diminui ligeiramente, mas nunca menos de 10 horas por dia.
Neste estudo, a OMS alerta que a atividade física e a qualidade do sono até aos cinco anos podem prevenir problemas como a obesidade infantil. Além disso, os estilos de vida adoptados em criança podem contribuir para terem melhores hábitos quando forem adultos. Já diz o ditado: é de pequenino que se torce o pepino.