Direitos e Deveres

Marcar uma consulta pela televisão? Sim, vai ser possível

1 min

Os utentes do Serviço Nacional de Saúde vão passar a poder marcar consultas através da televisão. A inovação faz parte de um projeto do Ministério da Saúde.

Hoje é possível marcar uma consulta no Serviço Nacional de Saúde por telefone ou presencialmente, nos centros de saúde, nos hospitais ou nas Lojas do Cidadão que disponibilizam postos de atendimento do Ministério da Saúde. A marcação de consultas pode ainda ser feita online, através do eAgenda – Marcação Eletrónica de Consultas.

Mas vai haver mais uma possibilidade: a marcação de consultas através da televisão de casa. Desta forma vai ser possível a todas as pessoas, acedendo à televisão de casa, e através do mesmo comando que usam para mudar de canal, marcar uma consulta no Serviço Nacional de Saúde. Simples e fácil, como se quer.

Esta nova funcionalidade baseia-se no facto de quase todas as casas portuguesas terem uma televisão. O serviço vai ser útil sobretudo para cidadãos que não têm, ou não sabem usar, computador. Além da marcação de consultas, serão disponibilizadas outras funcionalidades da área do Portal do Cidadão do SNS, como visualizar a guia de tratamentos, por exemplo.  

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde vão também apostar na produção de conteúdos multimédia de saúde para passar nas televisões disponíveis nas unidades do SNS ou nas televisões das casas dos utentes.

A marcação de consultas a partir da televisão, sem sair do sofá, vai tornar-se uma realidade a partir de 2018 ou 2019.