Direitos e Deveres

Marcação CE: Conformidade Europeia ou China Export?

1 min

A diferença entre os dois tipos de siglas “CE" é subtil. Aprenda a diferenciar uma criação chinesa de um produto que cumpre as normas definidas pela UE.

Tinha noção de que existem dois tipos de siglas “CE”? As diferenças são tão subtis que podem passar despercebidas, a menos que já esteja sensibilizado para esta questão e, por isso, preparado para saber selecionar aquilo que está a comprar.

Uma das siglas significa a conformidade com a legislação comunitária. A outra, quer dizer que aquele produto foi exportado pela China. E a diferença entre as duas siglas é apenas o e espaçamento entre as duas letras. Ora veja:

C E, com um espaço entre as duas letras, é a marcacão imposta pela Comunidade Europeia.

CE é uma marca que significa China Export (Exportação Chinesa).

Aparentemente parecem o mesmo símbolo, mas o símbolo europeu tem um maior espaçamento entre o 'C' e o 'E'.

A Marcação CE é uma marcação obrigatória para alguns produtos comercializados no Espaço Económico Europeu (EEE) desde 1985. Indica que o produto cumprirá as normas das Diretivas Europeias aplicáveis em matéria de segurança, saúde e proteção do ambiente. Esta marca é um requisito para muitos produtos que só podem ser vendidos no EEE (UE + Islândia, Liechtenstein e Noruega) se apresentarem a marcação CE. A norma aplica-se quer a produtos fabricados no EEE, quer a produtos fabricados em países terceiros mas comercializados no EEE.

Um produto que contenha a marcação CE deve apresentar um dossier técnico que comprove que cumpre todos os requisitos determinados pela UE. A declaração de conformidade do produto é da responsabilidade do fabricante, que deve, quando necessário, fornecer aos distribuidores a documentação comprovativa da obtenção dessa marcação.

Não nos cabe afirmar que estes produtos são melhores ou piores do que aqueles. Mas conte connosco para informar, para que possa saber e exercer o seu direito de escolher aquilo que está a comprar.