Poupar

Máquinas de lavar e secar: o investimento compensa?

4 min

São dois eletrodomésticos num só, o que os torna bastante atrativos. Mas será que a máquina de lavar e secar compensa? Partilhamos consigo as principais vantagens e desvantagens destes equipamentos.

Data de publicação 2021 M09 21

Se já passou pela situação de ter de comprar eletrodomésticos para uma casa nova ou de precisar de substituir a máquina de lavar, ou secar, que avariou, com certeza já se perguntou se não seria mais vantajoso optar por uma máquina dois em um. Apesar da atratividade destes aparelhos - já que a sua dupla função oferece funcionalidade e praticidade - ainda há muitas dúvidas na hora de comprar.

Mas antes de passarmos às vantagens e desvantagens das máquinas de lavar e secar, é importante perceber, primeiro, o que é que estes equipamentos fazem e como é que funcionam.

Como funciona uma máquina de lavar e secar roupa?

Tal como o nome indica, uma máquina de lavar e secar é um eletrodoméstico que combina as funções da máquina de lavar com as da máquina de secar.

Regra geral, a maior parte destes aparelhos são secadores de condensador, o que significa que capturam a humidade das roupas - o que é uma vantagem no caso de a sua máquina estar numa área da casa que não tenha boa circulação de ar. Na prática, o ar quente e seco que é produzido no interior da máquina entra em contacto com a roupa molhada e extrai a humidade. Depois, o ar agora húmido é arrefecido e condensado e a humidade é bombeada pelo ralo. O ar volta a tornar-se seco, é novamente aquecido e o ciclo repete-se.

Quais são as principais vantagens?

1 - Poupança de espaço

Uma vez que terá um eletrodoméstico que faz o trabalho de dois, as máquinas dois em um são ideais para quem tem pouco espaço em casa - quer para a instalação dos aparelhos, quer para um estendal de secar roupa.

2 - Poupança de tempo

Dispensar menos tempo às tarefas domésticas é o sonho de qualquer pessoa e com uma máquina de lavar e secar consegue isso mesmo: não precisa de perder tempo a passar a roupa de uma máquina para a outra ou a colocá-la no estendal para depois esperar horas que sequem e voltar a retirá-las.

3 - Poupança de dinheiro

Dependendo do modelo que escolhe, uma máquina dois em um pode ser bastante dispendiosa. No entanto, - e basta fazer uma pesquisa rápida - o modelo mais económico de uma máquina de lavar e secar ficará sempre mais barato do que comprar as duas em separado.

4 - Possibilidade de utilizar as funções separadamente

O facto de ter uma máquina dois em um não significa que terá, obrigatoriamente, de utilizar sempre as duas funções. Pode programar a máquina apenas para lavar, apenas para secar ou para fazer as duas coisas.

5 - Economização de energia

No que ao consumo de energia diz respeito, uma máquina combinada de lavar e secar estará ao mesmo nível das suas equivalentes individuais. No entanto, existem grandes variações no consumo energético, dependendo do modelo que se escolhe: em princípio os modelos mais caros serão os mais eficientes. Para que faça a escolha mais acertada, aconselhamo-lo a consultar, primeiro, as etiquetas de eficiência energética dos eletrodomésticos e outras especificidades relevantes.

6 - Maior sustentabilidade

Não é só a eficiência energética que define a sustentabilidade de um eletrodoméstico. Devemos ter em conta, também, todo o processo de produção e, no caso de uma máquina dois em um, a pegada ecológica é, claramente, menor.

7 - Instalação mais simples

O que torna mais complicada a instalação de uma máquina de secar roupa é o facto de precisar de um tubo de exaustão e de um reservatório para a água. Com uma máquina dois em um deixa de ter essa preocupação: a água é evacuada diretamente para o esgoto, como acontece com as máquinas de lavar roupa.

Quais são as principais desvantagens?

1 - Menor capacidade

As máquinas combinadas só permitem secar metade da capacidade de lavagem. Ou seja, se a máquina tem capacidade para lavar seis quilos de roupa, por exemplo, só irá poder secar três. Isto acontece porque durante a secagem é necessário haver mais espaço entre as peças. Eventualmente, poderá ter de retirar parte da carga e secar a roupa em duas vezes ou fazer ciclos de lavagem com menos roupa.

2 - Maior complexidade

Como estas máquinas são mais tecnológicas, também contam com muitas mais funções, o que pode dificultar o seu uso, principalmente para quem não está habituado a lidar com tecnologia.

3 - Mais tempo para tratar da roupa toda

Os programas de lavagem e secagem podem ser mais longos, havendo alguns que podem chegar até cinco horas. Como precisa de aguardar que a máquina termine os dois ciclos, irá, necessariamente, demorar mais tempo a fazer várias cargas de roupa.

4 - Maior propensão a avarias

Estes eram, por norma, dos eletrodomésticos mais propensos a avarias. E, apesar de a sua fiabilidade ter melhorado bastante, se a máquina avariar irá ficar sem as duas funções, o que pode ser um grande transtorno.

Será, então, que o investimento compensa?

Como vimos, as máquinas combinadas de lavar e secar têm mais vantagens do que inconvenientes. No entanto, a decisão de fazer esse investimento dependerá sempre das suas necessidades. Entre outras coisas, analise o espaço que tem disponível para colocar eletrodomésticos, a capacidade da máquina (se tiver uma família numerosa, por exemplo, irá precisar de uma máquina com mais capacidade), a eficiência energética e as funcionalidades que oferece, que devem estar de acordo com as suas necessidades. Dessa forma garante que o equipamento tem o melhor custo-benefício e que tira o melhor proveito dele.