Poupar

Manuais escolares: antecipe-se e poupe.

4 min

Se tem filhos em idade escolar, não pode perder este artigo. Saiba como poupar nos livros e em material escolar. E a altura certa para o fazer é agora.

Por esta altura, quem tem filhos já começa a preocupar-se com os livros escolares para o próximo ano letivo, principalmente por uma razão: conseguir poupar na compra dos manuais.

Se o seu filho for frequentar o 1.º ou 2.º ciclo do ensino básico público, não precisa de se precipitar a fazer a encomenda. Há boas notícias. Os livros vão ser oferecidos a estes alunos através de uma plataforma chamada MEGA - Manuais Escolares Gratuitos. Uma medida que vai abranger 500 mil alunos.

Plataforma Mega

Para obterem os manuais escolares gratuitos para os filhos que frequentem o 1º e 2º ciclos do ensino público, os encarregados de educação têm de proceder ao registo nessa plataforma online, a partir de agosto.

Nas escolas públicas, os livros são gratuitos para os alunos do 1º ao 6º ano, uma medida que já vem de trás. No entanto, se até aqui os livros eram entregues nas escolas ou mediante um voucher que permitia o levantamento numa livraria, este ano as famílias e escolas vão poder usar o portal MEGA  - que ainda não está disponível - ou a aplicação móvel Edu Rede Escolar. Após o registo, é criado um código associado ao número de contribuinte do encarregado de educação do aluno, que permitirá o levantamento dos manuais em qualquer livraria aderente. Fora desta obrigatoriedade ficam os alunos com ação social escolar, que vão continuar a levantar os livros como nos anos anteriores.

Para os encarregados de educação que tenham alguma espécie de dificuldade no acesso à plataforma ou no processo de registo, as escolas terão de prestar apoio no que diz respeito à utilização da nova ferramenta.

As livrarias também poderão acabar por beneficiar deste processo, uma vez que o sistema de vouchers levará os pais a escolherem a livraria onde vão comprar os manuais, desde que estas constem da plataforma, o que contraria a tendência que vinha a registar-se da compra dos manuais nas grandes superfícies.

Descontos nos livros

Caso o seu filho não frequente o 1.º ou 2.º ciclo do ensino básico público ou se frequentar outros graus de ensino, então há que começar desde já a ver como obter algum desconto. Existem livrarias e editoras que têm campanhas de descontos para quem antecipar a compra. A poupança pode ser considerável se tivermos em conta que, além de livros, há que comprar cadernos, mochilas, lápis, canetas e restante material de apoio. Damos uma ajuda na pesquisa para descobrir algumas das melhores promoções, seja através de descontos diretos ou através de atribuição de descontos em vales ou cartão de compras. As campanhas já começaram em algumas livrarias, lojas online e grandes superfícies. E, regra geral, acabam em meados de agosto. Por isso não se atrase.

  • A livraria Bertrand está com uma campanha de descontos em livros escolares válida até 18 de agosto de 2018.  Quanto a descontos e vantagens, a livraria está a dar 6% de desconto imediato nos manuais escolares, cadernos de atividades e/ou acessos digitais. Além disso oferece mais 20% de desconto em cartão Leitor Bertrand na compra de livros de apoio escolar, tais como dicionários, gramáticas, fichas de trabalho, livros de preparação para os testes e exames, e em mais de 100 livros do Plano Nacional de Leitura. Os portes de envio são grátis em encomendas completas. 
  • Já na Wook está em vigor uma promoção válida em encomendas feitas até 16 de agosto 2018, que contempla 6% de desconto imediato nos livros escolares e 20% de desconto imediato em livros do plano nacional de leitura e de apoio escolar. Os portes são grátis para encomendas completas, ou seja, desde que encomende: 3 manuais ou cadernos de atividades do 1º ciclo, 4 manuais ou cadernos de atividades do 2º ciclo, 6 manuais do 3º ciclo, ou 3 manuais do ensino Secundário distribuídos pelas diferentes disciplinas do mesmo ano de escolaridade.
  • A FNAC também possui uma campanha a decorrer de 9 de julho a 19 de agosto. Pode encomendar livros com 6% de desconto imediato. E em compras de livros escolares superiores a 35€, tem ainda a oferta de um vale de 20% de desconto para aderentes ao cartão da loja (10% para não aderentes) em livros de apoio escolar, exceto Gramáticas, Dicionários, Métodos de Línguas e Conversação. O vale é enviado até seis dias úteis após o pagamento da encomenda e pode ser utilizado até 31/10/2018. Os portes são grátis em encomendas de valor igual ou superior a 15€.
  • A LeYaOnline oferece, até 15 de agosto, 6% de desconto nos livros com oferta de portes de envio em encomendas superiores a 80 euros.
  • Já o Continente Online oferece 6% de desconto em cartão na encomenda dos livros até 15 de agosto. Os livros podem ser encomendados online e, este ano, todas as entregas são gratuitas.
  • Sob o lema “De novo como novo”, a plataforma Book in Loop permite reservar os manuais para o próximo ano com descontos até 60%. Trata-se de uma plataforma online de reutilização de manuais escolares que nasceu com um objetivo muito simples: juntar quem tem em casa manuais escolares que já não vai usar com quem vai precisar deles. Aquilo que a plataforma faz é simples: compra manuais escolares em segunda mão e vende-os para serem reutilizados. 

Como estas, encontrará outras campanhas de desconto já a decorrer. Para conseguir reduzir a fatura com os encargos escolares, o melhor mesmo é começar já a tratar do assunto. Aproveitando as promoções conseguirá poupar um pouco numa fatura que é sempre elevada para muitas famílias.