Crédito

Linha de crédito: uma solução prática e preciosa

5 min

Precisa de financiamento mas o valor é baixo e não pretende um crédito pessoal? Conheça as vantagens de contratar uma linha de crédito.

Data de publicação 2021 M07 26

Há momentos na vida em que nos daria mesmo jeito um valor extra no banco, seja para pagar as férias, fazer uma compra ou resolver uma emergência mecânica no carro. A chamada “conta ordenado” é simples de usar, mas está normalmente limitada ao salário, ou menos do que esse valor.

O crédito pessoal é habitualmente concedido em valores mais altos. E os cartões de crédito têm facilmente custos muito elevados, quando são ultrapassados os prazos de pagamento definidos.? Apresentamos-lhe a linha de crédito uma opção que lhe permite ter um financiamento rápido, flexível e muito versátil.

O que é uma linha de crédito?

Uma linha de crédito é “um contrato de duração indeterminada, em que é estabelecido um limite máximo de crédito e no qual, por regra, o crédito é disponibilizado na conta do cliente”. A definição do Banco de Portugal ajuda a perceber logo uma das vantagens da linha de crédito. Mais do que um plafond disponível para gastar, o valor contratado é creditado na conta do cliente, ficando disponível para ser utilizado na íntegra ou faseadamente, à medida das necessidades. Veja este exemplo:

O João encontrou um hotel para as férias da família e precisava de pagar antecipadamente a reserva, de forma a garantir um desconto. Com o fim do mês ainda longe, para juntar o seu salário com o da mulher - o que também obrigaria a uma grande ginástica orçamental para pagar as outras despesas - o João decidiu pedir uma linha de crédito de 2.250 euros. Por uma mensalidade de 135 euros, sem mais despesas associadas, a família assegurou logo o merecido descanso, sem preocupações.

Quando pede uma linha de crédito, o dinheiro fica imediatamente disponível na conta bancária, para gerir conforme as necessidades e prazos. Pode decidir pagar em pouco tempo, assumindo uma mensalidade mais alta, ou estender esse valor no tempo, com pagamentos que praticamente não alteram o seu orçamento. No caso da Cofidis, além de não ter comissão de abertura, pode fazer uma amortização parcial ou total sem quaisquer custos.

Com uma linha de crédito pode pode reutilizar o valor

Numa linha de crédito, além de usar o dinheiro conforme entender - todo de uma vez ou parcialmente -, pode voltar a recorrer ao valor total pedido inicialmente, mesmo após já ter pago algumas das mensalidades. Desta forma, se de repente tiver uma necessidade que não tinha previsto, basta recorrer também à parte do financiamento que já tinha pago nas mensalidades. Veja a seguinte situação:

A Teresa abriu uma linha de crédito de 750 euros, que utilizou para pagar um arranjo no carro, e foi abatendo o saldo em dívida tranquilamente em mensalidades de 45 euros. Ao fim de 6 meses já tinha pago um terço do valor, mas reparou que, devido a ter feito várias deslocações longas, precisava de trocar rapidamente os pneus, para poder conduzir em segurança e ter a certeza de que o carro passava na inspeção. Na altura de pagar os pneus e o alinhamento da direção, bastou usar mais 100 euros da linha de crédito para ficar com essa despesa também assegurada.

Uma linha de crédito pessoal também permite contratar um seguro de proteção do crédito, que ajuda a prevenir outras situações mais complicadas na sua vida. Em caso de desemprego ou baixa médica, por exemplo, fica com as mensalidades asseguradas durante esse período.

Com uma linha de crédito tem dinheiro disponível para o que quiser

Ter um cartão de crédito simplifica pagamentos no dia-a-dia ou em viagens, mas é dinheiro que está a ser retirado do plafond do cartão e não da conta à ordem, pelo que se não for reposto dentro do prazo acarreta juros pesados. Nem todos os cartões permitem levantar dinheiro - o chamado cash advance - ou cobram taxas elevadas, principalmente em viagens fora de Portugal. Numa linha de crédito o valor acordado é transferido logo para a conta à ordem, podendo ser usado normalmente através do cartão ou levantado num multibanco.

O Pedro tinha o sonho de fazer uma viagem de bicicleta pela costa, à aventura, mas estava preocupado com as despesas inesperadas que pudesse ter e com a possibilidade de fazer pagamentos em dinheiro, isto além de nem ter uma data certa para regressar. Para este ‘projeto de uma vida’, bastou contratar uma linha de crédito de 3.000 euros na Cofidis, com uma mensalidade de apenas 81 euros. O Pedro pedalou de norte a sul para onde quis, com a certeza de que podia levantar algum dinheiro sempre que precisasse ou passasse num multibanco, sem custos extra.

Subir o limite da linha de crédito sem novo contrato

Numa linha de crédito pessoal pode voltar a utilizar a totalidade do valor depois de ter começado a pagar, e pode ainda subir o limite se tiver necessidade disso. Na Cofidis todo o processo de abertura de uma linha de crédito é feito de forma digital, tal como as mudanças que pretenda fazer nas mensalidades. E se quiser aumentar o total do financiamento para ter mais algum dinheiro disponível na sua conta bancária, não precisa de assinar um novo contrato: menos burocracia, menos documentação a circular.

Depois de contratarem uma linha de crédito de 1.250 euros para pagar alguns biscates em casa, a Maria e o António perceberam que o melhor era investirem mais um pouco, até porque estava um bebé a caminho. Contactaram a Cofidis e rapidamente subiram o valor para 1.750 euros. As obras não tiveram de parar e ficaram com a casa muito melhor do que tinham imaginado.

Para pedir uma linha de crédito na Cofidis - que vai de 500 a 4.750 euros, em patamares de 250 euros - só precisa de apresentar 4 documentos:
- Documento de identificação;
- Comprovativo de morada;
- Comprovativo de rendimentos;
- Comprovativo de IBAN.

A linha de crédito da Cofidis disponibiliza um Seguro Proteção do Crédito por apenas 0,70% do valor em dívida por mês, e que não altera a mensalidade que pretende pagar: os valores são acertados no final.Se está preocupado com o limite da sua conta ordenado ou com as taxas do cartão de crédito, veja se uma linha de crédito não era a solução que estava a precisar. Sem mensalidades elevadas, prazos longos ou taxas diferenciadas.