Poupar

Lavar e secar roupa numa lavandaria self-service compensa?

1 min

A dúvida está dissipada: ir a uma lavandaria self-service pode sair três vezes mais caro do que tratar da roupa em casa.

As lavandarias self-service surgiram em força em Portugal. Práticas e cómodas, especialmente nos dias de chuva, estes espaços oferecem serviços de lavagem e secagem de roupa em menos tempo do que se o fizermos em casa (principalmente a secagem).

Mas será que as lavandarias self-service têm preços assim tão acessíveis? O estudo foi feito pela DECO e a conclusão é que se o objetivo for poupar nas atividades domésticas, esta é uma opção que não compensa. 

Atendendo à média de preços praticados pelas lavandarias self-service, lavar e secar 16 kg de roupa é três vezes mais caro do que fazer o mesmo trabalho em casa.

A DECO fez as contas e não há margem para dúvidas. Tratar da lavagem e secagem de duas máquinas de roupa de 8 kg sai 6,52 euros mais caro do que o mesmo serviço em casa.

E para quem não tem, ou não usa, máquina de secar roupa em casa, as diferenças de preço são ainda mais expressivas. De acordo com a Associação de Defesa do Consumidor, uma ida à lavandaria self-service para lavar e secar 16 kg de roupa tem um preço médio de 9,94 euros, o equivalente a dez lavagens domésticas.

Depois de ter analisado 62 lavandarias de 25 concelhos do país, concluiu-se que uma ida por semana à lavandaria – no cenário estudado – custa em média 40 euros por mês, mas a mesma tarefa em casa não chega aos 14 euros.

E se for daqueles que usam estendal, então a poupança é significativa: o valor para as 8 lavagens fica nos 4 euros.